Geografia da escuta
a possibilidade de caminho com as palavras no fazer geográfico
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1374Palabras clave:
escuchar, “palavrar”, educación geográfica, psicoanálisis, lugar geopsíquicoResumen
RESUMEN
¿Usted se escuchas? ¿Escucha a sus alumnos y a sus alumnas? ¿Cuál es el lugar de la escucha en la escuela? ¿Y en la formación docente? ¿Cómo considerar el hacer geográfico con y desde la escucha? A partir de situaciones vividas en el aula y en la investigación científica, este artículo presenta un camino teórico-metodológico con la Geografía de la Escucha y su “Palavrar”. Por medio del encuentro referencial entre Geografía y Psicoanálisis, el texto destaca incidencias de trabajo en Educación. Con la Geografía de la Escucha, el trabajo con las palabras presentes en los encuentros se plantea en tres tiempos. Tiempo de encontrarnos con la palabra que nos atraviesa; tiempo para el trabajo de elaboración subjetiva, del estudio, de la investigación y apertura de la palabra; y el tiempo de sistematización y presentación del “palavrar”, sus efectos y desarrollos. De ese modo, este artículo llama la atención para la escucha y para el camino de las palabras en el cotidiano docente y en el hacer de la educación geográfica.
Descargas
Citas
Birman, Joel. Cartografias do avesso: escrita, ficção e estéticas de subjetivação. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.
Chemama, Roland. Dicionário de Psicanálise. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda, 1995.
Dardel, Eric. O Homem e a Terra: natureza da realidade geográfica. Trad. Werther Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2011.
Dias, Juliana Maddalena Trifilio. Lugar geopsíquico: contribuições da Psicanálise para uma epistemologia da Geografia. Tese (Doutorado em Geografia). Campinas: Programa de Pós-Graduação em Geografia, UNICAMP, 2019.
Dias, Juliana Maddalena Trifilio. Lugar geopsíquico: onde a Psicanálise e a Geografia se encontram. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2022.
Dunker, Christian, Thebas, Cláudio. O palhaço e o psicanalista. Como escutar os outros pode transformar vidas. São Paulo: Planeta, 2021.
Flanzer, Sandra Niskier. A pa-lavra. Rio de Janeiro: Contracapa, 2010.
Freud, Sigmund. Cinco lições de psicanálise. [1910]. (Edição Cia das Letras das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 9). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
Freud, Sigmund. Observações sobre um caso de neurose obsessiva. [1909]. (Edição Cia das Letras das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 9). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
Freud, Sigmund. O Eu e o Id. [1923]. (Edição Cia das Letras das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 16). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
Freud, Sigmund. O Inquietante. [1919]. (Edição Cia das Letras das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 14). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
Freud, Sigmund. Recomendações ao médico que pratica a psicanálise. [1912]. (Edição Cia das Letras das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 10). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
Homem, Maria Lucia. No limiar do silêncio e da letra: traços da autoria em Clarice Lispector. São Paulo: Boitempo; EDUSP, 2012.
Lacan, Jacques. A função criativa da palavra. In: Lacan, Jacques. O seminário, livro 1: os escritos técnicos de Freud, 1953-1954. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
Lacan, Jacques. O seminário, livro 5: as formações do inconsciente, 1957-1958. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
Lacan, Jacques. Função e campo da fala e da linguagem. In: Lacan, Jacques. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
Lacan, Jacques. O seminário, livro 3: as psicoses, 1955-1956. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.
Laplanche, Jean; Pontalis, Jean Bertrand. Vocabulário da Psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
Tyzler, Jean Jacques. As metamorfoses do objeto. Clínica da pulsão, da fantasia e da letra. Revista Tempo Freudiano. Nº 9, setembro, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).