REIDENTIFICACIÓN DE LA FOTOGRAFÍA COMO UNA PRÁCTICA PEDAGÓGICA: configuración del concepto Lugafot
Palavras-chave:
Lugar, Imagem, Fotografia, Didática de Geografia, Lugafot.Resumo
Asistimos hoy a una nueva gramática de la imagen, donde nuevas formas, composiciones, reglas y principios, estarían trastocando la didáctica de la geografía. En el siguiente artículo retomamos la fotografía considerada como una práctica y una experiencia pedagógica para realizar la aprehensión del concepto lugar a través de una categoría que fusiona los conceptos de fotografía-lugar y que denominamos LUGAFOT. El contenido del documento muestra cómo se realizó este proceso: en primer lugar, se ubicó la categoría creada dentro de las discusiones de la didáctica geográfica, a continuación se realizaron aproximaciones al concepto de lugar geográfico. En consecuencia, se presentan algunas discusiones sobre la imagen y el lugar, y finalmente las reflexiones teóricas se pusieron en escena en la Institución Educativa Camilo Torres de la Ciudad de Montería, departamento de Córdoba- Colombia
Palabras clave
Lugar, Imagen, Fotografía, Didáctica de la geografía, Lugafot.
REIDENTIFICAÇÃO DA FOTOGRAFIA COMO UMA PRÁTICA EDUCATIVA: configuração do conceito lugafot
Resumo
Hoje, temos uma nova gramática da imagem, na qual novas composições, formas, regras e princípios transformam o ensino da geografia. Usamos a fotografia, considerada como uma prática e uma experiência educacional para a apreensão do conceito de lugar, criando uma categoria mesclando conceitos de lugar e fotografia, que denominamos lugafot. O artigo seguinte apresenta as três etapas como foi executado este processo. Em primeiro lugar, a categoria criada foi localizada dentro de discussões sobre didática da geografia. Em seguida, abordou-se aproximações conceituais sobre o lugar geográfico que nos interessa, algumas discussões sobre imagem e lugar. Finalmente, mostraremos estas reflexões teóricas postas em prática em uma sala de aula, na Instituição Educacional Camilo Torres, da Cidade Montería, Colombia.
Palavras-chave
Lugar, Imagem, Fotografia, Didática de Geografia, Lugafot.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.brDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).