POROROCA DE SABERES: por entre crianças, infâncias e modos de ver e viver o espaço geográfico
Mots-clés :
Infância, Espaço Geográfico, Educação Infantil, RessignificaçãoRésumé
O presente trabalho é parte de uma pesquisa de iniciação científica do curso de pedagogia, intitulada “Territorialidades de Crianças nas Instituições de Educação Infantil”, no campo da Geografia da Infância. Esta pesquisa vem sendo desenvolvida em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) de Niterói, e tem como objetivo compreender como a criança pequena apropria-se do espaço geográfico e a partir de sua vivência o ressignifica, evidenciando subjetividades e interpretações do espaço ofertado. Considerando que as infâncias se situam como categorias nas estruturas sociais, o trabalho busca refletir sobre as relações que as crianças estabelecem com os espaços, na medida em que estes são mediados por suas interações culturais e sociais. Dessa forma, visando observar e interpretar a vivência das crianças, esta pesquisa estuda as relações estabelecidas por elas a partir da tríade sociedade, infância e escola, a fim de entender a construção social da infância atual, e o papel da escola na modernidade. Assim, a pesquisa identifica como as categorias de análise da Geografia emergem no contexto das brincadeiras e ações das crianças, nos espaços-tempos da educação infantil, e com dados qualitativos possibilitados pela observação participante, erigir parâmetros do ser-estar das crianças no espaço imediato da educação e a sua mediação com o mundo.
Palavras-chave
Infância, Espaço Geográfico, Educação Infantil, Ressignificação.
THE ENCOUNTER OF KNOWLEDGE: among children, childhoods and ways of seeing and living the geographic space
Abstract
This work is part of an undergraduate research course of pedagogy, entitled "Territorialities of Children in Early Childhood Education Institutions" in the field of Geography of Childhood. This research has been developed in a Municipal Unit of Child Education (UMEI) of Niterói, and aims to understand how the small child appropriates the geographical space and from his experience the reframes, showing subjectivities and interpretations of space offered. Whereas the childhoods are located as categories in social structures, the work seeks to reflect on the relationship that children have with the spaces, to the extent that these are mediated by their cultural and social interactions. Thus, in order to observe and interpret the experience of children, this research aims to study the relationships established by them from the triad society, childhood and school in order to understand the social construction of the current childhood and the school's role in modernity. Thus, the research intends to identify how geography analytical categories emerge in the context of games and children's actions in space-times of early childhood education, and with qualitative data enabled by participant observation, erect parameters of being-being of children in space immediate education and its mediation with the world.
Keywords
Childhood, Geographic Space, Childhood Education, Reframing.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
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