DA PAISAGEM DO LUGAR AO ESTUDO DO ESPAÇO URBANO: uma proposta de leitura da cidade

Auteurs-es

  • Silvana Alves Silva Rede Estadual de Educação de Goiás

Mots-clés :

partilha, conhecimento científico, paisagem, urbanização

Résumé

O presente artigo tem por objetivo compartilhar uma prática pedagógica bem sucedida. Tendo como estratégia de ensino a participação efetiva dos estudantes para a construção do conhecimento. Incentivando a partilha de imagens e experiências do lugar vivido dos estudantes, para suscitar a discussão do universo urbano, levando em consideração as características peculiares de cada cidade, portanto da construção de diferentes territórios e territorialiedades. Reconhecendo a importância do uso das categorias de análise da geografia, a fim de tornar inteligíveis as possíveis leituras do mundo urbano em sala de aula, partiremos da categoria paisagem para provocar, num primeiro momento, uma partilha bastante descontraída do lugar vivido, com a finalidade de tratar do fenômeno da urbanização e construir um diálogo esclarecedor entre as imagens e o conhecimento edificado sobre o “comportamento urbano”.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Comment citer

Silva, S. A. (2011). DA PAISAGEM DO LUGAR AO ESTUDO DO ESPAÇO URBANO: uma proposta de leitura da cidade. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 1(1), 149–153. Consulté à l’adresse https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/24

Numéro

Rubrique

Práticas Educativas

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.