CURRÍCULO DE GEOGRAFIA EM SALA DE AULA: relações de mediação e construções de aprendizagens significativas em geomorfologia na formação inicial
DOI :
https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i14.421Mots-clés :
Geomorfologia, Formação inicialRésumé
O tradicional distanciamento entre as áreas de conhecimento específico e pedagógico, presente na formação inicial do profissional docente, e a ausência de discussões sobre currículo em sala de aula dialogando com base em casos reais motivaram a elaboração deste texto. O estudo analisou as dificuldades dos universitários do curso licenciatura de Geografia em face dos conteúdos conceituais morfogênese e morfodinâmica contemplados na disciplina Geomorfologia. A abordagem desses conteúdos ocorreu por meio de diálogos coletivos, de trabalho com desenhos e com situações cotidianas problematizadas, além de leituras individuais. Procurou-se entender as relações de mediação do conhecimento processadas pelo professor, por considerar-se que o processo das interações didáticas e sociais em sala de aula tem como objetivo assegurar aprendizagens significativas. O texto também focalizou a prática pedagógica do docente, sua competência e formas de lidar com o conteúdo, nas situações particulares e coletivas dos sujeitos-alunos, os limites e possibilidades de concretizações do currículo real. A forma como o professor desenvolve e constrói o currículo em sala de aula relaciona-se com sua concepção de formação. Nesta perspectiva, desvelam-se suas práticas curriculares para seleção dos conteúdos que ele considera como o mais necessário.
PALAVRAS-CHAVE
Aprendizagem Significativa. Obstáculos Didáticos e Pedagógicos. Currículo Real.
GEOGRAPHY CURRICULUM IN THE CLASSROOM: relations mediation and construction of significant learning in Geomorphology in the undergraduate
ABSTRACT
The traditional gap between the areas of specific knowledge and the pedagogical that is present in this initial formation of the teaching professional and the absence of discussions about curriculum in the classroom communicating based on real cases has motivated the writing of this text. The study examined the difficulties of university undergraduate in Geography course in the face of conceptual content morphogenesis and morphodynamics discipline contemplated in Geomorphology subject. The approach of this content occurred through collective dialogues, working with drawings and with everyday difficult situations, including individual readings. We sought to understand the relationships of knowledge mediation handled by the teacher, considering that the process of teaching and social interactions in the classroom aims to ensure meaningful learning. The text also focused on the pedagogical practice of teachers, their competence and ways of dealing with content, in particular situations and collective subjects' pupils, the limits and possibilities of embodiments of the actual curriculum.The way the teacher develops and builds the curriculum in the classroom relates to their design training. In this perspective, unveils their curriculum practices for selection of content that they consider as the most necessary.
KEYWORDS
Meaningful Learning. Teaching and Pedagogical Obstacles. Actual curriculum.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).