Arte e educação geográfica:
possibilidades a partir de obras do Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (MARCO)
DOI :
https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.964Mots-clés :
Linguagem da Arte, Educação geográfica, Imaginações espaciaisRésumé
Neste trabalho procuro discutir as potencialidades da linguagem da Arte na educação geográfica a partir de uma experimentação com algumas obras do acervo permanente do MARCO (Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul) realizada com estudantes do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual do município de Fátima do Sul (MS). Além de estimular a participação ativa dos estudantes, dialogando sobre suas percepções e criando suas próprias obras, a experimentação também proporcionou o contato dos estudantes com uma parte da produção artística sul-mato-grossense. Utilizo as obras não apenas para ilustrar o conteúdo, mas para potencializar imaginações sobre o espaço. Baseio a discussão em conceitos propostos por autores como Doreen Massey (2008), Gilles Deleuze (2013), Felix Guattari e Suely Rolnik (2013), entre outros, referenciando a aproximação da Arte com a Geografia.
Palavras-chave
Linguagem da Arte, Educação geográfica, Imaginações espaciais.
Art and geographical education: possibilities from artworks of the Contemporary Art Museum in Mato Grosso do Sul (MARCO)
Abstract
This paper look up to discuss the potentialities of the language of Art in geographic education from an experiment with some artworks from the permanent collection of Museum of Contemporary Art of Mato Grosso do Sul (MARCO) carried out with Elementary School students from the State Public Network of the city of Fátima do Sul (Mato Grosso do Sul State). Besides encouraging the active participation of students, talking about their perceptions, and creating their own works, the experimentation provided students with contact with part of the artistic production in the state of Mato Grosso do Sul. We use the artworks not only to illustrate the content, but also to enhance imaginations about space. We based the discussion on concepts proposed by authors such as Doreen Massey (2008), Gilles Deleuze (2013), Felix Guattari and Suely Rolnik (2013), among others, referencing our understanding of the approximation between Art and Geography.
Keywords
Language of Art, Geographic education, Space imaginations.
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