Arte e educação geográfica:

possibilidades a partir de obras do Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (MARCO)

Auteurs-es

  • Renan Carnaúba Oliveira Universidade Federal da Grande Dourados

DOI :

https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.964

Mots-clés :

Linguagem da Arte, Educação geográfica, Imaginações espaciais

Résumé

Neste trabalho procuro discutir as potencialidades da linguagem da Arte na educação geográfica a partir de uma experimentação com algumas obras do acervo permanente do MARCO (Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul) realizada com estudantes do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual do município de Fátima do Sul (MS). Além de estimular a participação ativa dos estudantes, dialogando sobre suas percepções e criando suas próprias obras, a experimentação também proporcionou o contato dos estudantes com uma parte da produção artística sul-mato-grossense. Utilizo as obras não apenas para ilustrar o conteúdo, mas para potencializar imaginações sobre o espaço. Baseio a discussão em conceitos propostos por autores como Doreen Massey (2008), Gilles Deleuze (2013), Felix Guattari e Suely Rolnik (2013), entre outros, referenciando a aproximação da Arte com a Geografia. 

Palavras-chave

Linguagem da Arte, Educação geográfica, Imaginações espaciais.

 

Art and geographical education: possibilities from artworks of the Contemporary Art Museum in Mato Grosso do Sul (MARCO)

Abstract

This paper look up to discuss the potentialities of the language of Art in geographic education from an experiment with some artworks from the permanent collection of Museum of Contemporary Art of Mato Grosso do Sul (MARCO) carried out with Elementary School students from the State Public Network of the city of Fátima do Sul (Mato Grosso do Sul State). Besides encouraging the active participation of students, talking about their perceptions, and creating their own works, the experimentation provided students with contact with part of the artistic production in the state of Mato Grosso do Sul. We use the artworks not only to illustrate the content, but also to enhance imaginations about space. We based the discussion on concepts proposed by authors such as Doreen Massey (2008), Gilles Deleuze (2013), Felix Guattari and Suely Rolnik (2013), among others, referencing our understanding of the approximation between Art and Geography.

Keywords

Language of Art, Geographic education, Space imaginations.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

CABRAL, Júlio. Dos bugres. 1999. Óleo sobre tela, 100 X 80 cm. Disponível no MARCO (Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul).

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Traduzido por A. C. Piquet e R. Machado. – Rio de Janeiro: Editora Graal, 1987.

____. Conversações. Traduzido por Peter Pál Pelbart. – São Paulo: Editora 34, 3ª Edição, 240p., 2013a.

____; GUATTARI, Félix. O que é Filosofia? 3ª edição, 1ª reimpressão. Traduzido por Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. – São Paulo: Editora 34, 2013, 272 p.

ESPÍNDOLA, Humberto. O sopro. 1978. Óleo sobre tela, 130 X 170 cm. Disponível no MARCO (Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul).

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. – 12ª edição – Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 440p., 2013.

MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Tradução de Hilda Pareto Maciel e Rogério Haesbaert. -- Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 312p., 2008.

MOTA, J, G, B. Os guarani e kaiowá e suas lutas pelo tekoha: os acampamentos de retomadas e a conquista do teko porã (bem viver). Revista NERA (unesp), v. N.39, p. 13-38-38, 2017. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/4959/3975. Acesso em: 26 de setembro 2021.

PEREIRA, Ernandes de Oliveira. Cartografia, Mapas e experimentações com linguagens da Arte: processos de produção de outras geografias em educação. Tese (Doutorado em Geografia) - Pós-Graduação em Geografia do Centro Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, p.183. 2019. Disponível em: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11169. Acesso em: 27 de setembro 2021.

REGO, Nelson; COSTELLA, Roselane Zordan. Educação Geográfica e Ensino de Geografia, distinções e relações em busca de estranhamentos. In: Signos Geográficos, Goiânia-GO, V.1, 2019 – Boletim NEPEG de Ensino de Geografia. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/signos/article/view/59454/33366. Acesso em: 27 agosto 2020.

SCHIEFFER, Adilson. A ceramista. 1995. Técnica mista sobre tela 46 X 54 cm. Disponível no MARCO (Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul).

Téléchargements

Publié-e

2022-05-17

Comment citer

Oliveira, R. C. (2022). Arte e educação geográfica:: possibilidades a partir de obras do Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (MARCO). Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 12(22), 05–24. https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.964

Articles similaires

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.