A (DES)CENTRALIDADE DAS QUESTÕES AMBIENTAIS: análise geográfica em tempos globalizados com perspectiva interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v8i15.464Palavras-chave:
Meio ambiente, Geografia, Interdisciplinaridade.Resumo
Este artigo tem como fim provocar a reflexão sobre o tratamento das questões ambientais a partir da ciência, especialmente, da Geografia, enquanto ramo autônomo do conhecimento em tempos globalizados e componente curricular nas escolas, com uma perspectiva interdisciplinar. Desde o último quartel do século XX, as questões ambientais têm ganhado relevância no cenário internacional e nacional, o que ratifica a pertinência do debate o qual não se pretende encerrar. Com base em revisão literária, instigações e reflexões pautadas na experiência profissional do autor e no exercício de interpretação dos tempos globalizados, acredita-se que é na contradição entre problemas socioambientais da atualidade e limitação da ciência cartesiana positivista em apontar caminhos para superá-los, que se estabelece o desafio de uma perspectiva interdisciplinar às ciências, em especial, aquelas já afeiçoadas ao diálogo teórico e metodológico com outras áreas do saber.
PALAVRAS-CHAVE
Meio ambiente. Geografia. Interdisciplinaridade.
THE (DES) CENTRALITY OF ENVIRONMENTAL ISSUES: geographic analysis in globalized times with an interdisciplinary perspective
ABSTRACT
This article aims to provoke reflection on the treatment of environmental issues based on science, especially Geography, as an autonomous branch of knowledge in globalized times and a curricular component at schools, with an interdisciplinary perspective. Since the last quarter of the twentieth century, environmental issues have gained relevance in the international and national scenario, which ratifies the relevance of the debate which does not intend to close. Based on literary revision, instigations and reflections guided in the professional experience of the author and the exercise of interpretation of globalized times, it is believed that it is in the contradiction between socio-environmental problems of the present day and the limitation of positivist Cartesian science in pointing out ways to overcome them, Which establishes the challenge of an interdisciplinary perspective to the sciences, in particular, those already fond of the theoretical and methodological dialogue with other areas of knowledge.
KEYWORDS
Environment. Geography. Interdisciplinarity.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).