Ensino dos fenômenos naturais severos e avaliação da aprendizagem

Autores

  • Júlio Cesar Epifanio Machado Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1295

Palavras-chave:

Ensino da Geografia., Fenômenos naturais severos, Indícios, Capacidades

Resumo

O objetivo principal deste artigo é fornecer ferramentas intelectuais aos professores de Geografia para a avaliação de alunos durante o ensino dos fenômenos naturais severos sob a ótica da teoria geral dos sistemas. As perguntas que motivaram sua elaboração foram: Quais capacidades os alunos devem desenvolver durante e para a investigação dos fenômenos naturais severos? Quais são os indícios da ocorrência dessas capacidades? Com base em uma pesquisa bibliográfica e documental, identificamos três capacidades fundamentais, sendo: analisar, sintetizar e supor. Os indícios das ações que assinalam para ocorrência dessas capacidades (desenvolvimento e aplicação) podem ser conferidos quando os estudantes procuram reconhecer as partes de um todo e reconstitui-lo, assim como se colocam em busca da elaboração de suposições e problemas. Aproveitamos também para apresentar quais podem ser as possíveis fontes dos indícios das ações e para sugerir algumas ideias iniciais de “como avaliá-los”.

Palavras-chave

Ensino de Geografia; Fenômenos naturais severos; Indícios; Capacidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Amaral, R. do; Gutjahr, M. R. Desastres Naturais. São Paulo: IG/SMA, 2015.

Bacherlard, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.

Becker, F. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. Petrópolis: Vozes, 2002.

Bruner, J. A cultura da Educação. Porto Alegre: Artmed, 2001.

Callai, H. C. Aprender a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cadernos Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 227-247, mai./ago. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622005000200006

Castellar, S. Raciocínio Geográfico e a Teoria do Reconhecimento na formação do professor de Geografia. Signos Geográficos, Goiânia, v. 1, p. 01-20, 2019.

Cavalcanti, L. S. Ensino de Geografia e diversidade: construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuição de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. In: Castellar, S. (org.) Educação Geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2007. p. 66-78.

Ginzburg, C. Mitos, emblemas, sinais. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

Granell-Pérez, M. del C. Trabalhando Geografia com as Cartas Topográficas. Ijuí: Editora Unijuí, 2009.

Kobiyama, M. et al. Prevenção de desastres naturais: conceitos básicos. Florianópolis: Ed. Organic Trading, 2006.

Leite, L.; Afonso, A. S. Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas: características, organização e supervisão. Boletim das Ciências, ano XIV, n. 48, p. 253 – 260, nov. 2001.

Machado, J. C. E. Ensino de Geografia e a noção de Obstáculo Epistemológico. 2012. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 67-88, jan./jun., 2012.

Machado, J. C. E. Indicadores de Aprendizagem da Morfodinâmica: contribuição para o ensino da Geomorfologia na Educação Básica (sexto ao nono ano). 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

Machado, N. J. Epistemologia e didática: as concepções do conhecimento e inteligência e a prática docente. São Paulo: Cortez, 2011.

Novak, J. D. Meaningful learning: the essential factor for conceptual change in limited or inappropriate propositional hierarchies leading to empowerment of learners. Science Education, v. 86, n. 4, p. 548-571, 2002. DOI: https://doi.org/10.1002/sce.10032

Penteado, M. M. Fundamentos de Geomorfologia. Rio de Janeiro, IBGE: 1983.

Tricart, J. Ecodinâmica. Rio de Janeiro: IBGE, 1977.

Downloads

Publicado

12/04/2024

Como Citar

Machado, J. C. E. (2024). Ensino dos fenômenos naturais severos e avaliação da aprendizagem. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 14(24), 05–21. https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1295

Artigos Semelhantes

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.