O ENSINO DE GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DESENVOLVIMENTAL DE DAVÍDOV

Autores/as

  • Marilene Marzari Professora do Campus de Ciências Humanas e Sociais - ICHS/CUA/UFMT. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
  • Ismael Donizete Cardoso de Moraes Professor formador no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica – CEFAPRO/MT. Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás – UFG.
  • Raimundo Nonato Silva de Oliveira Professor formador no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica – CEFAPRO/MT. Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso Avenida Amazonas, 550 Bairro: Jardim das mangueiras Barra do Garças-MT CEP: 78 600-000 Fone: (66) 9235 5448

Palabras clave:

Organização do ensino. Mediação. Conceitos/conteúdos

Resumen

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a organização do ensino por conceitos e a mediação didática realizada pelos professores formadores, durante a realização de um curso de formação continuada para professores pedagogos que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental das escolas da rede estadual, em Barra do Garças. A abordagem histórico-cultural e a teoria do ensino desenvolvimental nortearam a organização do ensino de geografia. A metodologia utilizada pautou-se na pesquisa qualitativa e nos procedimentos de observação e entrevista. Os resultados indicam que a organização do ensino e a mediação didática dos formadores são fundamentais para mudar uma prática de formação empírica, na qual os professores memorizam e reproduzem mecanicamente os conteúdos para uma perspectiva teórica.

Palavras-chave

Organização do ensino, Mediação, Conceitos, Conteúdos.

  

TEACHING GEOGRAPHY FROM THE PERSPECTIVE OF 

DAVIDOV’S DEVELOPMENTAL THEORY

Abstract

This article aims to reflect on the organization of learning by concepts and the teaching mediation conducted by teachers, while conducting a continuing education course for teachers who work in the early years of basic education of state schools, in Barra do Garças. A cultural-historical approach and developmental teaching theory guided the organization of geography teaching. The methodology used was based on qualitative research and on procedures of observation and interview. The results indicate that the organization of teaching and the teaching mediation of teachers are fundamental to change a practice of empirical training, in which teachers mechanically memorize and reproduce the contents to a theoretical perspective.

Keywords

Organization of education, Mediation, Concepts, Content.

 

ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2015-09-01

Cómo citar

Marzari, M., Cardoso de Moraes, I. D., & Silva de Oliveira, R. N. (2015). O ENSINO DE GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DESENVOLVIMENTAL DE DAVÍDOV. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 5(9), 56–70. Recuperado a partir de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/181

Artículos similares

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.