O DESENHO DO LUGAR: uma experiência da Geografia da infância na baixada fluminense

Autores

  • Clézio dos Santos

Palavras-chave:

desenho, crianças, linguagem gráfica, geografia da infância

Resumo

A pesquisa se desenvolve na escola municipal Luiz de Lemos no Bairro do Carmari um bairro na cidade de Nova Iguaçu na Baixada Fluminense. O objetivo da pesquisa é analisar como as crianças da Baixada Fluminense percebem o seu lugar e representam por meio de desenhos o seu lugar. O desenho é uma linguagem gráfica própria que tem seus próprios códigos. Dessa forma os desenhos das crianças da Baixada Fluminense expressam sua espacialidade e acima de tudo o conflito existente neste território entendido por meio do enfoque histórico-cultural.

Palavras-chave

Desenho, Crianças, Linguagem gráfica, Geografia da infância.


THE DRAWING OF PLACE: an experience in childhood’s geography in “baixada fluminense”

Abstract

The research develops on municipal school Luiz de Lemos in the Carmari neighborhood in the town of Nova Iguacu in Baixada Fluminense. The goal of this research is to analyze how children of the Baixada Fluminense realize your place and represent by means of their place. The drawing is a graphical language that has its own codes. In this way the drawings of the children of the Baixada Fluminense express their spatiality and above all the existing conflict in this territory understood through the historical-cultural approach.

Keywords

Design, Kids, Graphic language, Geography of childhood.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clézio dos Santos

Professora Adjundo II do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisicplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e professor do PPGGEO/UFRRJ.

Downloads

Publicado

15/08/2016

Como Citar

Santos, C. dos. (2016). O DESENHO DO LUGAR: uma experiência da Geografia da infância na baixada fluminense. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 6(11), 185–207. Recuperado de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/311

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.