Por um tempo para a Geografia
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1209Palabras clave:
Tempo da Espacialidade do Fenômeno, Conceito Científico, Categorias de Tempo, Raciocínio GeográficoResumen
Neste artigo tratamos da dimensão temporal que se espera seja apropriada durante a análise geográfica conduzida junto aos estudantes da educação básica. Diante da polissemia e complexidade do conceito tempo na ciência defendemos a apropriação, na Geografia, do tempo por nós aqui denominado tempo da espacialidade do fenômeno (tEF), diferenciando-o, portanto, de temporalidades outras que acabam por se fazer presentes na Geografia Escolar. O tEF é aqui empregado na perspectiva de um conceito que atende a um marco teórico e metodológico, na presença de um sistema e em uma organicidade em rede que deve alimentar e conduzir o raciocínio geográfico na educação básica. Buscamos ainda demonstrar as diferentes temporalidades que, na BNCC – anos finais do ensino fundamental, acabam por se fazer presentes e se revelam pouco ou nada efetivas na interpretação de situações geográficas, a exemplo do tempo atmosférico e do clima, do tempo geológico e, inclusive, do tempo histórico.
Palavras-chave
Tempo da Espacialidade do Fenômeno, Conceito Científico, Categorias de Tempo, Raciocínio Geográfico.
For a time for Geography
Abstract
This article addresses the temporal dimension that we hope is appropriate during the geographic analysis carried out by students of basic education. Bearing in mind the polysemy and complexity of the concept of time in science, we defend the appropriation, in Geography, of the time here called phenomenon spatiality time (PSt), thus differentiating it from other temporalities that end up being present in School Geography. The tSP is used here from the perspective of a concept that has a theoretical and methodological framework, in the presence of a system and a networked organicity that must feed and guide geographic reasoning in basic education. We also seek to demonstrate the different temporalities that are present and are little or not effective in the interpretation of geographical situations in the BNCC - final years of elementary school, such as atmospheric time, climate time, geological time and even historical time.
Keywords
Phenomenon Spatiality Time, Scientific Concept, Time Categories, Geographical Reasoning.
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