PREÂMBULOS ESPACIAIS: um escrito sobre a construção do espaço natural e a produção do espaço geográfico na Geografia escolar

Autores/as

  • Marcos Bau Brandão Secretaria de Educação do Distrito Federal - SEDF

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v8i16.560

Palabras clave:

Geografia Escolar, produção do espaço, construção do conhecimento

Resumen

A experiência docente associada ao desvelamento do espaço geográfico, explicitado por reconhecidas obras da Geografia, principalmente brasileiras, foi o esteio deste artigo. Mostrar um possível caminho teórico aos licenciandos e professores de Geografia tornou-se nosso objetivo mais breve. Partir de preâmbulo espacial da origem de tudo é muito arriscado, mas a ideia foi de mostrar que a Geografia torna possível uma multiplicidade de abordagens, pois cada elemento de margem pode levar o professor a entender que o que aqui permeia pode ser o eixo central da aula. Enfim, nas páginas seguintes estão contidas possibilidades de base dentro da Geografia Escolar, que foram planejadas pelo autor no ano letivo de 2017, em turmas da 3ª série do Ensino Médio na escola Centro Educacional Sigma, situada na cidade de Brasília/DF.

Palavras-chave

Geografia escolar, Produção do espaço, Construção do conhecimento.


SPATIAL PREAMBLES: a writing about the construction of the natural space and the production of the geographic space in the School geography

Abstract

This article was underpinned by the experience of teaching the unveiling of the geographic space, supported mainly by Brazilian Geography literature. The objective is to show a theoretical path to graduates and Gegraphy teachers. Starting from the spacial preamble of the origin of everything can be too risky - the main idea was to show that Gepgraphy can lead to multiple approaches because each marginal element can be transformed into the class' central theme, as per teacher's understanding. The following pages contain the basic possibilities inside High School Geography, planned by the author during the school year of 2017 at Centro Educacional Sigma, Brasília, Brazil.

Keywords

High school geography, Production of space, Construction of knowledge.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcos Bau Brandão, Secretaria de Educação do Distrito Federal - SEDF

Mestre em Geografia pela UFBA e professor concursado da SEDF, além de professor em escola particular e autor de livro didático da disciplina Geografia.

Publicado

2019-01-22

Cómo citar

Brandão, M. B. (2019). PREÂMBULOS ESPACIAIS: um escrito sobre a construção do espaço natural e a produção do espaço geográfico na Geografia escolar. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 8(16), 192–222. https://doi.org/10.46789/edugeo.v8i16.560

Artículos similares

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.