ENSINO DE GEOGRAFIA E A NOÇÃO DE OBSTÁCULO EPISTEMOLÓGICO
Mots-clés :
Obstáculo Epistemológico. Espírito Científico. Conhecimento CientíficoRésumé
Ainda no século XXI o livro “A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento”, de Gaston Bachelard (1884-1962), publicado na França em 1938, contribuí de forma salutar na análise crítica do conhecimento socialmente organizado e cotidiano. Essa resenha procura estabelecer aproximações da noção de Obstáculo Epistemológico, discutida detidamente na referida obra, do pensamento geográfico científico referente à política, economia, cultura, natureza e didática. Inspirando-se nessa discussão epistemológica, questões estratégicas são encadeadas ao longo do texto, propondo recortes de estudo específicos diante do tema tratado, principalmente no que diz respeito ao planejamento das aulas de geografia na Educação Básica.
Palavras-chave
Obstáculo Epistemológico; Espírito Científico; Conhecimento Científico.
TEACHING GEOGRAPHY AND THE NOTION OF EPISTEMOLOGICAL OBSTACLE
Abstract
Even in the twenty-first century book "A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento" Gaston Bachelard (1884-1962), published in France in 1938, contributes significantly in the critical analysis of knowledge socially organized and everyday life. This review seeks to establish approaches to the notion of epistemological obstacles, discussed at length in that work, the scientific geographical thought regarding politics, economics, culture, nature and teaching. Inspired by this epistemological debate, strategic issues are threaded throughout the text, proposing cuts study on specific topic addressed, especially with regard to the planning of geography lessons in Basic Education.
Keyword
Epistemological Obstacle; Scientific Spirit; Scientific Knowledge.
ISSN: 2236-3904
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