ENSINO DE GEOGRAFIA E A NOÇÃO DE OBSTÁCULO EPISTEMOLÓGICO

Autores

  • Julio Cesar Epifanio Machado Mestrando da Universidade de São Paulo - Faculdade de Educação (FEUSP). Professor de geografia da rede pública de ensino da Educação Básica (Ensino Fundamental II e Médio).

Palavras-chave:

Obstáculo Epistemológico. Espírito Científico. Conhecimento Científico

Resumo

Ainda no século XXI o livro “A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento”, de Gaston Bachelard (1884-1962), publicado na França em 1938, contribuí de forma salutar na análise crítica do conhecimento socialmente organizado e cotidiano. Essa resenha procura estabelecer aproximações da noção de Obstáculo Epistemológico, discutida detidamente na referida obra, do pensamento geográfico científico referente à política, economia, cultura, natureza e didática. Inspirando-se nessa discussão epistemológica, questões estratégicas são encadeadas ao longo do texto, propondo recortes de estudo específicos diante do tema tratado, principalmente no que diz respeito ao planejamento das aulas de geografia na Educação Básica.

Palavras-chave

Obstáculo Epistemológico; Espírito Científico; Conhecimento Científico.

 

TEACHING GEOGRAPHY AND THE NOTION OF EPISTEMOLOGICAL OBSTACLE

Abstract

Even in the twenty-first century book "A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento" Gaston Bachelard (1884-1962), published in France in 1938, contributes significantly in the critical analysis of knowledge socially organized and everyday life. This review seeks to establish approaches to the notion of epistemological obstacles, discussed at length in that work, the scientific geographical thought regarding politics, economics, culture, nature and teaching. Inspired by this epistemological debate, strategic issues are threaded throughout the text, proposing cuts study on specific topic addressed, especially with regard to the planning of geography lessons in Basic Education.

Keyword

Epistemological Obstacle; Scientific Spirit; Scientific Knowledge.

 

ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2012-08-28

Como Citar

Machado, J. C. E. (2012). ENSINO DE GEOGRAFIA E A NOÇÃO DE OBSTÁCULO EPISTEMOLÓGICO. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 2(3), 67–88. Obtido de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/50

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.