AVALIAÇÃO PRELIMINAR DE MATERIAIS DIDÁTICOS MULTIMÍDIAS DE DESASTRES NATURAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
DOI :
https://doi.org/10.46789/edugeo.v9i17.567Mots-clés :
Multimídias, Tecnologia da Informação, Educação GeográficaRésumé
O cenário atual na área de desenvolvimento tecnológico proporciona e demanda uma complexa análise dos processos de ensino-aprendizagem, tendo em vista os desafios de vincular as possibilidades potenciais dos recursos multimídias no cotidiano escolar. Particularmente para o caso da educação geográfica, estes recursos, podem ser articulados com o contexto da formação profissional básica na licenciatura em Geografia e, de maneira perene, na formação continuada de professores. A articulação entre temáticas transversais, que possam estar embasadas em conceitos estruturantes da Geografia e as possibilidades multimídias atuais, foram o direcionamento encontrado para uma avaliação preliminar do material produzido versando sobre desastres naturais e suas aplicações na capacitação de professores de Geografia. Foram aplicadas atividades testes com 79 professores. Observou-se um resultado muito acima do esperado, com índices de aprovação e aplicabilidade acima de 75%, o que consolida, especialmente, a demanda elevada por materiais com características capazes de proporcionar inovação e versatilidade na formação de professores, o que poderá gerar novas abordagens pedagógicas na dimensão escolar.
PALAVRAS-CHAVE
Multimídias, Tecnologia da Informação, Educação Geográfica.
PRELIMINARY EVALUATION OF MULTIMEDIA DIDATICAL MATERIALS OF NATURAL DISASTERS IN CONTINUED TEACHER TRAINING
ABSTRACT
The current scenario in the area of technological development provides and demands a complex analysis of teaching-learning processes, aiming the challenges in linking the potential possibilities of multimedia resources in everyday school. Particularly in the case of geographic education, these resources can be articulated with the context of the basic vocational training in the graduation in Geography, and permanently in the continued teacher training. The articulation between transversal themes that could be based on structuring concepts of Geography and the current multimedia possibilities were the orientation found for a preliminary evaluation of the material produced on natural disasters and their applications in the training of Geography teachers. Testing activities were applied with 79 teachers. A much higher-than-expected result was observed, with approval and applicability indexes over 75%, which especially consolidates the high demand for materials with characteristics capable of providing innovation and versatility in teacher training, which could generate new pedagogical approaches in the school dimension.
KEYWORDS
Multimedia, Information Technology, Geographic Education.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
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