Novos letramentos e a Cartografia Escolar no contexto das tecnologias digitais
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1202Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Alfabetização cartográfica, Letramentos cartográficosResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre os novos letramentos cartográficos que surgem como uma demanda na conjuntura contemporânea das tecnologias digitais que envolvem a Cartografia escolar, em busca de despertar novas formas de pensar, construir conhecimento e cartografar no ensino de Geografia. A Cartografia tem passado ao longo dos anos por muitas mudanças, assumindo novas nuances no contexto digital e tornando-se uma linguagem fluida, interativa e colaborativa. Considerando as aprendizagens cartográficas e geográficas, essas transformações e reconfigurações fizeram emergir mudanças e trouxeram novos desafios postos aos processos de ensino, tencionando novos pensares e formas de compreender suas informações. De natureza qualitativa, o presente estudo fundamenta-se metodologicamente na pesquisa bibliográfica, com base em levantamentos e revisões bibliográficas sobre o tema e utilizando-se das contribuições de vários teóricos que enriquecem os diálogos do texto. As discussões apresentadas fazem parte de uma pesquisa de doutorado intitulada “Cartografia e tecnologias digitais: experimentações em diferentes contextos escolares”, defendida no Programa Pós-Graduação da Universidade Federal da Grande Dourados. No texto, consideramos a importância dos novos letramentos nos percursos educativos para a construção de aprendizagens diante do mundo digital. Assim, visamos com o presente trabalho somar, potencializar e fortalecer as discussões sobre os novos letramentos em pauta no ensino de Geografia e da Cartografia escolar, fomentando e tencionando novos pensares e pesquisas sobre a temática.
Palavras-chave
Ensino de Geografia, Alfabetização cartográfica, Letramentos cartográficos.
Downloads
Referências
Ausubel, David Paul. Aquisição e retenção de conhecimentos. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003. Tradução do original The acquisition and retention of knowledge (2000). DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-015-9454-7
Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 13 abr. 2021.
Breda, Thiara Vichiato; Straforini, Rafael. Alfabetizar letrando: possibilidades para uma cartografia porosa. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 14, n. 2, ago., p. 280-297, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/issue/view/2151 Acesso em: 15 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.5216/ag.v14i2.58950
Callai, Helena Copetti. Aprendendo a ler o Mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago., 2005. Disponível em: https://www.cedes.unicamp.br/ Acesso em: 14 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622005000200006
Canto, Tânia Semene do. Novos letramentos e mapas como práticas: contribuições teórico-metodológicas para investigar a cartografia escolar em relação às novas tecnologias. In: ANAIS do XII Encontro Nacional De Pós-Graduação e Pesquisa Em Geografia. Universidade Federal de Porto Alegre (UFRGS). Porto Alegre - RS, 2017.
Canto, Tânia Semene do. Os mapas e as tecnologias digitais: novos letramentos em pauta no ensino de Geografia. Perspectiva Revista do Centro de Ciências da Educação, Florianópolis, v. 36, n. 4, out/dez., 2018, p. 1186-1197, 2018. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n4p1186
Fabrício, Deyse Cristina Brito; Cazetta, Valéria. Cartografias e criação de mundos fictícios: leituras outras na educação geográfica. Rev. Linha Mestra, Campinas, n. 34, p. 08-17, jan./abr., 2018. DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2018n34p8-17
Ferreira, Luciana da Sila Mendes. Da ética ao ethos originário: um diálogo do Heidegger. 2008. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Universidade de Brasília, Brasília-DF, 2008. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/33534027.pdf Acesso em: 15 maio 2021.
Filgueiras, Karina Fideles. (Con)fusões entre alfabetização e letramento: as dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização numa escola pública e numa escola particular. In: 27ª Reunião anual da ANPED, 2004. Caxambu. Anais...Caxambu, p.101-107, 2004.
Knaul, Ana Paula. Novos letramentos na escola: uma análise da integração do tablet às práticas pedagógicas do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, 255f. Florianópolis, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169637 Acesso em: 2 set. 2021.
Lankshear, Colin; Knobel, Michele. Sampling “the new” in new literacies. Lankshear, Colin; Knobel, Michele (Ed.). A new literacies sampler. Nova York: Peter Lang Publishing, 2007. p. 1-24.
Moreira, Marco Antônio; Masini, Elcie. Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. 2 ed. São Paulo: Centauro, 2001.
Moreira, Marco Antônio. O que é afinal aprendizagem significativa? Revista Qurriculum La Laguna, Espanha, 2012. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf Acesso em: 22 ago. 2021.
Oliveira, Lívia de. Estudo metodológico e cognitivo do mapa. Tese (Doutorado) IGEOG- USP, São Paulo, 1978.
Passini, Elza Yasuko. Alfabetização Cartográfica e o livro didático: uma análise crítica. Belo Horizonte: Ed. Lê, 1994.
Penha, Jonas Marques da; Lira, Andréa de Lucena; Chaves, Alexsandra Cristina. Letramento Cartográfico na Geografia Escolar: o Google Earth Como Recurso Didático Numa Proposta de Ensino Híbrido. Pleiade, v. 12, n. 25, dez., p. 96-112, Edição Especial: Congresso Internacional de Educação da Uniamérica, 2018. DOI: https://doi.org/10.32915/pleiade.v12i25.452
Richter, Denis. O mapa mental no ensino de Geografia: concepções e propostas para o trabalho docente. Ed.: Cultura Acadêmica, São Paulo, 2011.
Romancini, Richard. Colin Lankshear e Michele Knobel: Aprendizagem social e novas tecnologias. Comunicação & Educação, n. 1, Ano XX. Entrevista concedida à Richard Romancini, jan/jun. 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/90085 Acesso em: 02 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v20i1p91-103
Santos, Cátia dos; Pedrotti, Alceu; Matos, Alda Lisboa de; Santana, Ana Paula Silva de. A cartografia e o ensino da geografia. Revista Geográfica de América Central, Número Especial EGAL, Año 2011. Disponível em: https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/geografica/article/view/2747 Acesso em: 28 nov. 2019.
Soares, Magda Becker. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2004.
Vergna, Márcia Aparecida. Concepções de letramento para o ensino da língua portuguesa em tempos de uso de artefatos digitais. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, e24366, 2021. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5771/577166257009/html/#fn10 Acesso em: 25 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.24366
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).