MapBiomas na escola
produção de maquetes interativas e aplicabilidade de geotecnologias no ensino de Geografia do CEF Polivalente e do CEF 28 Ceilândia no DF
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1360Palavras-chave:
Geotecnologias, MapBiomas, Maquetes, Recurso didáticoResumo
A produção de maquetes no ensino de Geografia permite ampliar a aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental de forma lúdica e prazerosa. Essa estratégia pedagógica, que associa teoria e prática, poderá proporcionar a identificação e elaboração de representações da paisagem, dos lugares e dos biomas brasileiros. Este trabalho foi feito na expectativa de analisar a elaboração de recursos didáticos a partir da produção de maquetes interativas dos biomas brasileiros produzidas por estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental dos Centros de Ensino Fundamental (CEF) Polivalente e do CEF 28 da rede pública de ensino do Distrito Federal. A pesquisa foi realizada através de revisão bibliográfica das habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Geografia e os eixos integradores do Currículo em Movimento do Distrito Federal; oficina de maquetes nos CEFs; avaliação das ações a partir de relatos de docentes das escolas, de acadêmicos do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade de Brasília (UnB) e de estudantes das turmas envolvidas na pesquisa. Na confecção das maquetes interativas, utiliza-se recursos didáticos diferentes dos habitualmente usados nas aulas de Geografia. Por meio das geotecnologias foi possível acessar conteúdos de forma interativa, dinâmica e sistêmica, capazes de potencializar a formação do conhecimento geográfico. Neste artigo são apresentados os registros da sequência da estratégia pedagógica da confecção das maquetes interativas que auxiliaram na compreensão dos recursos didáticos produzidos pelos alunos.
Palavras-chave
Geotecnologias; MapBiomas; Maquetes; Recurso didático.
MapBiomas at school: production of interactive models and applicability of geotechnologies in the teaching of Geography at CEF Polivalente and CEF 28 Ceilândia in the Federal District
Abstract
The production of models in Geography education allows for the expansion of learning among elementary students in a playful and enjoyable manner. This pedagogical strategy, which combines theory and practice, can enable the identification and development of representations of the Brazilian landscape, places, and biomes. This work was undertaken with the aim of analyzing the development of teaching resources through the production of interactive models of Brazilian biomes by 7th-grade students from the Centers for Elementary Education (CEF) Polivalente and CEF 28 in the public school system of the Federal District. The research was conducted through a literature review of the competencies outlined in the National Common Curricular Base (BNCC) for Geography and the integrating axes of the Curriculum in Movement of the Federal District; model-making workshops in the CEFs; evaluation of the actions based on reports from school teachers, academics from the Geography Teaching Degree program at the University of Brasília (UnB), and students from the classes involved in the research. The creation of interactive models employed teaching resources different from those usually used in Geography classes. Through geotechnologies, it was possible to access content interactively, dynamically, and systematically, capable of enhancing the formation of geographical knowledge. This article presents the records of the sequence of the pedagogical strategy involved in creating interactive models that will aid in understanding the teaching resources produced by the students.
Keywords
Geotechnologies; MapBiomas; Models; Teaching resource.
MapBiomas en la escuela: producción de maquetas interactivas y aplicabilidad de geotecnologías en la enseñanza de Geografía en el CEF Polivalente y el CEF 28 Ceilândia en el Distrito Federal
Resumen
La producción de maquetas en la enseñanza de Geografía permite la expansión del aprendizaje entre los estudiantes de educación básica de una manera lúdica y amena. Esta estrategia pedagógica, que combina teoría y práctica, puede permitir la identificación y desarrollo de representaciones del paisaje, los lugares y los biomas de Brasil. Este trabajo se realizó con el objetivo de analizar el desarrollo de recursos didácticos a través de la producción de maquetas interactivas de biomas brasileños por parte de estudiantes de 7º grado de los Centros de Educación Fundamental (CEF) Polivalente y CEF 28 del sistema público de enseñanza del Distrito Federal. La investigación se llevó a cabo mediante una revisión de la literatura sobre las competencias previstas en la Base Nacional Común Curricular (BNCC) para Geografía y los ejes integradores del Currículo en Movimiento del Distrito Federal; talleres de construcción de maquetas en los CEF; evaluación de las acciones con base en informes de profesores de las escuelas, académicos del programa de Licenciatura en Enseñanza de Geografía de la Universidad de Brasilia (UnB), y estudiantes de las clases involucradas en la investigación. La creación de maquetas interactivas empleó recursos didácticos diferentes de los habitualmente utilizados en las clases de Geografía. A través de las geotecnologías, fue posible acceder a contenidos de manera interactiva, dinámica y sistemática, capaces de potenciar la formación del conocimiento geográfico. Este artículo presenta los registros de la secuencia de la estrategia pedagógica implicada en la creación de maquetas interactivas que ayudarán a comprender los recursos didácticos producidos por los estudiantes.
Palabras clave
Geotecnologías; MapBiomas; Maquetas; Recurso didáctico.
Downloads
Referências
ALMEIDA, R. D. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2003.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Internet já é acessível em 90,0% dos domicílios do país em 2021. Agência IBGE Notícias, Rio de Janeiro, 16 set. 2022. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/34954-internet-ja-e-acessivel-em-90-0-dos-domicilios-do-pais-em-2021. Acesso em: 15 out. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 out. 2023.
BRASIL. Universidade de Brasília – UnB edital conjunto Deg/Dex Nº 01/2023. Disponível em: https://deg.unb.br/images/editais/deg/2023/edital_deg_dex_01_2023_licenciaturas_acao.pdf. Acesso em: 20 out. 2023.
CASTELLAR, S. M. V. A cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar. In: ALMEIDA, R. D. (org.). Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Editora Contexto, 2011. p. 121-135.
CAVALCANTI, L. S. Pensar pela geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.
DA LUZ, R. M. D.; BRISKI, S. D. Aplicação didática para o ensino da geografia através da construção e utilização de maquetes. Revista Geográfica de América Central, Número Especial EGAL, Heredia, Costa Rica, II Semestre 2011, p. 1-20. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4517/451744820069.pdf. Acesso em: 20 out. 2023.
DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação do DF. Centro de ensino fundamental polivalente projeto pedagógico - 2023 “Arte em educar”. Brasília: SEDF, 2023a. Disponível em: https://www.educacao.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2021/07/ppp_cef_polivalente_plano_piloto-1.pdf. Acesso em: 23 out. 2023.
DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação do DF. Currículo em movimento do Distrito Federal – ensino fundamental: anos iniciais – anos finais. 2. ed. Brasília: SEDF, 2018. Disponível em: https://www.educacao.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2018/02/Curriculo-em-Movimento-Ens-Fundamental_17dez18.pdf. Acesso em: 20 out. 2023.
DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação do DF. Planejamento participativo estratégico - projeto político-pedagógico centro de ensino fundamental 28 de Ceilândia – 2023. Brasília: SEDF, 2023b. Disponível em: https://www.educacao.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2021/07/ppp_cef_28_ceilandia-1.pdf. Acesso em: 25 out. 2023.
DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação do DF. Portaria n.º 17, de 7 de julho de 1980. Brasília: SEDF, 1980. Disponível em: https://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/7239/Portaria_17_07_07_1980.html. Acesso em: 18 out. 2023.
KENSKI, V. Educação e internet no Brasil. Cadernos Adenauer. XVI n. 3., p. 133-150, 2015. Disponível em: https://www.kas.de/c/document_library/get_file?uuid=cfbf2881-e6e9-5724-4da9-d61e8dcd7a7c&groupId=265553. Acesso em: 15 out. 2023.
NERY, C.; BRITTO, V. Internet já é acessível em 90,0% dos domicílios do país em 2021. Agência IBGE Notícias. Rio de Janeiro, 16 set. 2022. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/34954-internet-ja-e-acessivel-em-90-0-dos-domicilios-do-pais-em-2021. Acesso em: 19 out. 2023.
RIBEIRO, D. A. Uso de tecnologia em maquetes interativas como recurso inclusivo. 2019. Trabalho de conclusão de curso. Curso de Geografia. UNESP/Campus de Ourinhos. Ourinhos/SP, 2019.
SIMIELLI, M. H. et al. Do plano ao tridimensional: a maquete como recurso didático. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, n. 70, p. 5-21.1991. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/000853951. Acesso em: 19 out. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).