ENSINO DE GEOGRAFIA E GEOGRAFIA HUMANISTA: aproximações a partir da teoria paulofreiriana e dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia
Palavras-chave:
Geografia escolar, Humanismo, Fenomenologia.Resumo
O conhecimento geográfico escolar diferencia-se do conhecimento geográfico científico pelas condições de produção, pela organização, pela finalidade e outras especificidades. Os diversos horizontes do pensamento geográfico acabam influenciando no ensino de Geografia, tanto na sistematização de conteúdos, habilidades e competências como no modo de ensino-aprendizagem. A Geografia Humanista destaca-se pela ênfase dada ao ser humano, aos seus valores, experiências e universo vivido. Desse modo, esse trabalho visa propor aproximações entre a Geografia Escolar e a Geografia Humanista por meio da teoria paulofreiriana e dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia. Acreditamos que essa teoria e esse documento contribuem para um processo de ensino- aprendizagem que leve os alunos a compreenderem melhor a si mesmo, o mundo em que vivem e que os permitam interferir no exercício da cidadania com uma atuação e inserção social mais consciente e humanista.
PALAVRAS-CHAVE
Geografia escolar. Humanismo. Fenomenologia.
TEACHING OF GEOGRAPHY AND HUMANIST GEOGRAPHY: approximations from the paulofreiriana theory and the National Curricular Parameters of Geography
ABSTRACT
School geographic knowledge differs from scientific geographic knowledge by the conditions of production, by organization, by purpose and other specificities. The diverse horizons of geographic thought end up influencing the teaching of Geography, both in the systematization of contents, skills and competences and in the teaching-learning mode. The humanist Geography stands out for its emphasis on human beings, their values, experiences and the lived universe. In this way, this work aims to propose approximations between School Geography and Humanist Geography through the paulofreiriana theory and of the National Curricular Parameters of Geography. We believe that these theory and this document contribute to a teaching-learning process that leads students to better understand themselves, the world they live in and that allow them to interfere in the exercise of citizenship with a more conscious and humanistic action and social insertion.
KEYWORDS
School geography. Humanism. Phenomenology.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).