A Geografia e a BNCC do Ensino Médio:
uma análise dos itinerários formativos da SEE-Acre
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1010Palavras-chave:
Geografia, Reformas curriculares, BNCC, AcreResumo
Reformas curriculares são importantes para entender os rumos da educação e a configuração dos sistemas de ensino. A implantação de uma nova estrutura curricular é um momento significativo para entender a relevância das diversas disciplinas na aprendizagem dos alunos. Consequentemente, os conteúdos disciplinares tornam-se suscetíveis às decisões impostas pelas Secretarias de Educação. Baseado nessas reflexões, o artigo em questão busca entender o papel da Geografia como disciplina escolar no contexto da implantação da BNCC do Ensino Médio, com enfoque nas decisões tomadas pela Secretaria Estadual de Educação do estado do Acre – SEE-Acre. Como recurso metodológico foram analisadas as Rotas de Aprofundamento e os itinerários formativos do novo currículo. Essa proposta de reformulação foi disponibilizada para consulta preliminar entre julho e agosto de 2020. Como conclusão verificou-se que a Geografia está perdendo espaço nos conteúdos que são de sua incumbência e necessita de uma maior interação com as disciplinas dos demais Arranjos Curriculares.
Palavras-chave
Geografia, Reformas curriculares, BNCC, Acre.
The Geography and the BNCC of High School: an analysis of the formative itineraries of SEE-Acre
Abstract
Curricular reforms are important to understand the direction of education and the configuration of education systems. The implementation of a new curricular structure is a significant moment to understand the relevance of different disciplines in students learning. Consequently, disciplinary contents become susceptible to decisions imposed by the Education Departments. Based on these reflections, this article seeks to understand the role of Geography as a school discipline in the context of the implementation of the BNCC of Secondary School, focusing on the decisions taken by the SEE-Acre. As a methodological resource, the Rotas de Aprofundamento and the formative itineraries of the new curriculum are analysed. This curriculum formulation proposal was made available for preliminary consultation between July and August 2020. As a conclusion, it was found that Geography is losing space in the contents that are its responsibility and it needs a greater interaction with the disciplines of the other Curricular Arrangements.
Keywords
Geography, Curricular Reforms, BNCC, Acre.
Downloads
Referências
ACRE, Governo do Estado. Resolução CEE Nº 96 DE 23/05/2012. Diretrizes curriculares para o Ensino Médio, face as orientações curriculares nacionais gerais para a educação básica, e diretrizes curriculares nacionais, para o Ensino Médio, no âmbito do Sistema Estadual de Ensino do Acre. Rio Branco: Diário Oficial do estado do Acre 2017.
ACRE, Governo do Estado. Lei nº 3.366 de 27 Dezembro de 2017. Institui o Programa de Educação Integral e as Escolas Jovens de ensino médio em tempo integral na rede pública de educação básica do Estado. Rio Branco: Diário Oficial do estado do Acre 2017.
ACRE, Governo do Estado. Rota de Aprofundamento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – Homem/Natureza – Interações e Perspectivas para o Futuro. (Versão Preliminar). Rio Branco: Secretaria Estadual de Educação, 2020a. Disponível em:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeD5u6wf70zsAAfZOQkvubf0EP7E UwbDrMbm9UvPibdvOPRzg/viewform. Acesso em: 21 jul 2020.
ACRE, Governo do Estado. Rota de Aprofundamento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – Relações Internacionais. (Versão Preliminar). Rio Branco: Secretaria Estadual de Educação, 2020b. Disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScjLG _DPrYBmhiy-lTgA4esoxu 5L220bh6bvn1iXYFx-NW-Mw/viewform. Acesso em: 21 jul 2020.
ACRE, Governo do Estado. Rota de aprofundamento de Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Energia, para que te quero? (Versão Preliminar). Rio Branco: Secretaria Estadual de Educação, 2020c. Disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc-jza6AHf8p7cSnJiIidHGx-kcD3ItvJV7IWafyGyXY2Y_ig/viewform. Acesso em: 10 ago 2020.
ACRE, Governo do Estado. Rota de aprofundamento de Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Viagem pelo Universo: Da origem ao século 21. (Versão Preliminar). Rio Branco: Secretaria Estadual de Educação, 2020d. Disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdOLHitsbT32bJTMB4Vsz MiTSqc-4bNQCyM8_aocnUritObgA/viewform. Acesso em: 10 ago 2020.
ACRE, Governo do Estado. Rota de Aprofundamento de Linguagens e suas Tecnologias – As Linguagens como manifestação das vivências culturais. (Versão Preliminar) Rio Branco: Secretaria Estadual de Educação, 2020e. Disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSecGVz07osObJ MycCnBHeFiHikTyLZRoPTw7ySUCHOqP4028Q/viewform. Acesso em: 15 ago 2020.
ACRE, Governo do Estado. Rota de Aprofundamento de Linguagens e suas Tecnologias – Literatura e cinema: a memória (in) foco. (Versão Preliminar) Rio Branco: Secretaria Estadual de Educação, 2020f. Disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeGF2cvj9DDhWan-AeJFR0azwY pVRbMsXbYTuHfEzvFs2AG_g/viewform. Acesso em: 15 ago 2020.
ACRE, Governo do Estado. Rota de Aprofundamento de Matemática e suas Tecnologias – Engenharia é meu futuro. (Versão Preliminar) Rio Branco: Secretaria Estadual de Educação, 2020g. Disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScCiJLcbmRIZj3nk2IsA99-F71VIvF_q_oW12CPeASRasNL4w/viewform> Acesso em: 18 ago 2020.
ACRE, Governo do Estado. Rota de Aprofundamento de Matemática e suas Tecnologias – Matemática no mundo do trabalho. (Versão Preliminar) Rio Branco: Secretaria Estadual de Educação, 2020h. Disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfIAsK1fO7ZEkzJwnkGsmP9u1jrBt_SE94JKN1kZy-tKA65nQ/viewform. Acesso em: 18 ago 2020.
ACRE Agora. Educação promove consulta pública sobre o novo currículo do Ensino Médio. Acre Agora (online), 18 jul. 2020. disponível em: https://acreagora.com/2020/07/18/educacao-promove-consulta-publica-sobre-o-novo-curriculo-do-ensino-medio/. Acesso em: 10 ago. 2020.
APPLE, M. W. Ideologia e Currículo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
ARAÚJO, Clícia. Educação promove consulta pública sobre o novo currículo do Ensino Médio. Agência Ac (online). Rio Branco - AC: Secretaria do Estado de Comunicação, 18 jul. 2020. Disponível em: https://agencia.ac.gov.br/educacao-promove-consulta-publica-sobre-o-novo-curriculo-do-ensino-medio/#:~:text=As%20rotas%20de%20aprofundamentos% 20proped%C3%AAuticas,e%20interven%C3%A7%C3%A3o%20sociocultural%20e%20empreendedorismo). Acesso em: 25 ago. 2020.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1997.
BRASIL, Ministério da Educação. Parecer CNE/CP Nº: 11/2009. Proposta de experiência curricular inovadora do Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/parecer_minuta_ cne.pdf. Acesso em: 06 ago 2020.
BRASIL. Lei nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei no 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 28 jan 2021.
BRASIL, Ministério da Educação. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018a. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2018a. Disponível em: http://novoensinomedio.mec.gov.br/resources/ downloads/pdf/ dcnem.pdf. Acesso em: 10 ago 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. Lei nº 9.394/1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 4. ed. Brasília: Senado Federal, 2020. Disponível em: https://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/572694. Acesso em: 21 jan 2021.
BRASIL, Ministério da Educação. Resolução nº 4, de 17 de dezembro de 2018b. Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM), como etapa final da Educação Básica, nos termos do artigo 35 da LDB, completando o conjunto constituído pela BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com base na Resolução CNE/CP nº 2/2017, fundamentada no Parecer CNE/CP nº 15/2017. Diário Oficial da União. Ed. 242, Seção 1, p. 120. Brasília: Ministério da Educação, 2018b. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/ Kujrw0TZC2Mb/content/id/55640296. Acesso em: 22 jul. 2020.
HARTSHORNE, Richard. Propósitos e natureza da geografia. (Trad. Thomaz Newlands Neto). São Paulo, HUCITEC, 1978.
OLIVEIRA, Ariovaldo U. de. Geografia e ensino: Os Parâmetros Curriculares Nacionais em discussão. In: CARLOS A. F; OLIVEIRA, Ariovaldo U. (org). Reformas no mundo da Educação: parâmetros curriculares e geografia. São Paulo: Contexto, 1999. p. 43-68.
SPOSITO, Maria Encarnação B. Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de geografia: pontos e contrapontos para uma análise. In: CARLOS A. F; OLIVEIRA, Ariovaldo U. (org). Reformas no mundo da Educação: parâmetros curriculares e geografia. São Paulo: Contexto, 1999. p. 19-36.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).