Introdução à Geopolítica no Ensino Médio:

relato de experiência de uma sequência didática

Authors

  • Flavio Luis Assiz dos Santos Rede Estadual de Educação da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1200

Keywords:

Sequência didática, Geopolítica, Ensino Médio, Prática docente, Reflexividade docente

Abstract

Este artigo representa um breve esforço no sentido de sistematização da prática docente no desenvolvimento de uma sequência didática (Zabala, 1998), realizada no ano letivo de 2018, no Colégio Estadual David Mendes Pereira, em Salvador/BA, com turmas dos 3º anos, tratando do tema “Introdução à Geopolítica”. O objetivo é compartilhar as atividades da sequência didática relacionado aos Conceitos Fundamentais de Geopolítica, construídas a partir das minhas perspectivas e vivências como professor do Ensino Médio e como geógrafo, para estimular a reflexividade docente com relação ao ensino desse importante campo (inter)disciplinar.

Palavras-chave

Sequência didática, Geopolítica, Ensino Médio, Prática docente,  Reflexividade docente.

 

Introduction to Geopolitics in High School: experience report of a didactic sequence

Abstract

This article represents a brief effort to systematize teaching practice in the development of a didactic sequence (Zabala, 1998), performed in 2018, at Colégio Estadual David Mendes Pereira, in Salvador (Bahia), with senior year students, dealing with the topic “Introduction to Geopolitics”. The goal was to share the activities from the didactic sequence related to the Fundamental Concepts of Geopolitics, built from my perspectives and experiences as a high school teacher and as a geographer to encourage the teacher reflexivity regarding the teaching of this important (inter) disciplinary field.  

Keywords

Didactic Sequence, Geopolitics, High school, Teacher practice, Teacher reflexivity.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ARAÚJO, Elisabeth Cristina Dantas de. Geopolítica e Geografia Escolar: o desencontro das temáticas e os desafios atuais da formação cidadã. Revista de Geopolítica, v. 3, nº 2, p. 285 – 295, jul./dez. 2012.

BOLIGIAN, Levon; ALVES, Andressa. Geografia: Espaço e Identidade. 1ª ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2016.

GIROTTO, Eduardo Donizeti; SANTOS, David Augusto. A Geopolítica e o Ensino de Geografia: estratégias didáticas para a retomada do diálogo. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 15, n.3, set./dez. 2011.

RICETO, Álisson. A Geopolítica no Ensino Médio: uma área intimamente geográfica. Ensino em Re-Vista, v. 24, n. 02, p. 385-407, jul./dez./2017.

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Published

2022-06-28

How to Cite

Santos, F. L. A. dos. (2022). Introdução à Geopolítica no Ensino Médio:: relato de experiência de uma sequência didática. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 12(22), 05–18. https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1200

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.