GEOGRAFIAS, INFÂNCIAS E PEDAGOGIA: percursos formativos na interação com a cidade do Rio Grande
Keywords:
Geografias, Infâncias, Cidade, Práticas Pedagógicas.Abstract
O artigo, construído numa parceria docente-discente, reflete fatias de um percurso formativo no curso Licenciatura em Pedagogia, na FURG, pelo qual estudantes realizam imersões investigativas na cidade do Rio Grande, RS, exercitam e aguçam olhares que possibilitam redescobertas sobre geografias do espaço local. O cotidiano ganha destaque e dele extrai-se saberes derivados do pequeno, de “microrrelações” e “inventividades”, conforme Michel de Certeau. Essas, muitas vezes, estão quase invisibilizadas frente à mega-acontecimentos que nos distraem e, por vezes, confundem, dificultando a compreensão sobre a construção do espaço geográfico, por exemplo. Nesta reflexão as autoras abordam sobre uma prática pedagógica em que tempos, espaços e sujeitos dialogam com o conceito de “educação contra a barbárie”, apoiados em Theodor Adorno. Os processos de ensino e aprendizagem são atravessados por descobertas sobre os próprios sujeitos investigadores que, investidos de suas juventudes e curiosidades, acrescentam ao universo da sala de aula porções de saberes retirados da vida na/da cidade. Destacamos a investigação que deu visibilidade à Praça Recanto da Natureza, construída e cuidada pelo senhor Almiro Muller, um citadino, cuja infância, supomos, tenha lhe soprado no ouvido preciosos conselhos, geradores de poéticas intervenções em favor de convivências e espaços adequados à expressão de crianças riograndinas.
Palavras-chave
Geografias, Infâncias, Cidade, Práticas Pedagógicas.
Geografías, Infancias y Pedagogía: itinerarios formativos en la interacción con la ciudad de Rio Grande
Resumen
El artículo, construido en una asociación docente/discente, expone partes de un itinerario formativo del curso Licenciatura en Pedagogía de la FURG, en el que estudiantes realizan inmersiones investigativas en la ciudad de Rio Grande, Rio Grande do Sul, y ejercitan y agudizan visiones que posibilitan descubrimientos sobre geografías del espacio local. La vida cotidiana sobresale y de ella se extraen saberes derivados de lo pequeño, de las “micro-relaciones” y las “inventividades”, según Michel de Certeau. Éstas, muchas veces, se hacen invisibles delante de los grandes sucesos que nos distraen y, por veces, confunden, dificultando la comprensión de la construcción del espacio físico, por ejemplo. En esta reflexión, las autoras plantean una práctica pedagógica en la que tiempos, espacios y sujetos dialogan con el concepto de “educación para la superación de la barbarie”, apoyándose en Theodor Adorno. Los procesos de enseñanza y aprendizaje son acompañados por descubrimientos acerca de los propios sujetos investigadores, quienes investidos de su juventud y curiosidad agregan al universo del aula porciones de saberes proporcionados por la vida en la/de la ciudad. Destacamos la investigación que dio visibilidad a la plaza Recanto da Natureza, construida y preservada por el señor Almiro Muller, ciudadano cuya infancia, suponemos, le ha susurrado al oído preciosos consejos generadores de poéticas intervenciones en favor de convivencias y espacios adecuados a la expresión de los niños de Rio Grande.
Palabras clave
Geografías, Infancias, Ciudad, Prácticas Pedagógicas.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).