FUNDAMENTOS CARTOGRÁFICOS APLICADOS AO PLANEJAMENTO DE AMBIENTES DIGITAIS EM JOGOS EDUCACIONAIS
Palabras clave:
Cartografia, Jogos Educacionais, Ambientes DigitaisResumen
Presente na evolução das representações do espaço geográfico através dos mapas, a cartografia contemporânea mostra sua importância em outros domínios do conhecimento espacial, em formas de representação além das planificações bidimensionais, como os jogos digitais, que são ferramentas capazes de exprimir a evolução do pensamento cartográfico. Este artigo é resultado da pesquisa sobre o papel dos jogos no processo de alfabetização cartográfica na contemporaneidade, na qual foi criado o jogo intitulado “CartoCon: Nossa Expedição Geográfica”. O objetivo deste artigo é mostrar a importância da cartografia na elaboração de ambientes digitais em jogos voltados para a educação, mostrando como seus conteúdos estão presentes nas etapas de composição dos cenários onde os games se desenvolvem, bem como, promover a discussão sobre a percepção de lugar a partir deste instrumento pedagógico. A metodologia emprega apresentar apontamentos que visam mostrar em que circunstâncias as noções de cartografia escolar foram fundamentais para obter o resultado esperado, ou seja, a criação do cenário digitalizado, e quais conteúdos são de domínio necessário para compreender a relação entre a representação de um lugar e uma representação tridimensional. Os resultados alcançados mostram como uma sólida base cartográfica é essencial na construção de ambientes utilizados nos jogos digitais.
PALAVRAS-CHAVE
Cartografia, Jogos educacionais, Ambientes digitais.
CARTOGRAPHIC FOUNDATIONS APPLIED TO THE PLANNING OF DIGITAL ENVIRONMENTS IN EDUCATIONAL GAMES
ABSTRACT
Present in the evolution of representations of geographical space through maps, contemporary cartography shows its importance in other domains of spatial knowledge, in forms of representation beyond two-dimensional planning, such as digital games, which are tools capable of expressing the evolution of cartographic thinking. This article is the result of research on the role of games in the cartographic literacy process in contemporary times, in which the game entitled "CartoCon: Our Geographic Expedition" was created. The purpose of this article is to show the importance of cartography in the elaboration of digital environments in educational games, showing how their contents are present in the stages of composition of the scenarios where the games are developed, as well as to promote the discussion about the perception of place from this pedagogical tool. The methodology uses to present notes that aim to show in what circumstances the notions of school cartography were fundamental to obtain the expected result, that is, the creation of the digitized scenario, and what contents are of domain necessary to understand the relation between the representation of a place and a three-dimensional representation. The results show how a solid cartographic base is essential in the construction of environments used in digital games.
KEYWORDS
Cartography, Educational games, Digital environments.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
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