EU, PROFESSOR? Reflexões sobre o estágio supervisionado e o fortalecimento da identidade docente

Auteurs-es

  • Matheus Gomes da Silva Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Maria Cleonice Barbosa Braga Universidade Estadual de Feira de Santana

Mots-clés :

estágio – autorreflexão – identidade docente.

Résumé

O estágio se configura numa das etapas mais importantes do processo de formação inicial de professores. Este trabalho tem como proposta fazer uma autorreflexão a fim de compreender como os estágios supervisionados, principalmente o de regência, contribuíram para o fortalecimento da minha identidade como futuro professor de Geografia. A fim de alcançar o objetivo, teve como procedimento metodológico a autobiografia, pautada numa abordagem metodológica de cunho qualitativo. Por meio da reflexão, me propus a analisar o meu período de regência, onde a minha própria prática, o meu estágio, se funde com a pesquisa e se transforma num objeto de estudo. Nessa experiência, vislumbrei a função sociopolítica que o professor tem e o papel deste profissional de mediar a construção do conhecimento de um estudante para que sua visão de mundo se amplie. Percebi também que é sempre possível trabalhar o conteúdo articulado com a realidade. Destarte, as experiências vividas na regência permitiram que eu desenvolvesse os meus primeiros saberes docentes experienciais, bem como o avigoramento da minha identidade docente.

Palavras-chave

Estágio, Autorreflexão, Identidade docente.


ME, TEACHER? Reflections about the supervised internship and the fortification of teachers identity

Abstract

The internship is set up in one of the most important steps initial formation of teachers. This article has the purpose of doing a self-reflection to understand how the supervised internship, the main one is the regency, helped me how to strengthen my identity as a future Geography teacher.  To reach the objective it had how methodological procedure the self-biography working as a qualitative methodology. Through this reflection, I had the purpose of analyzing my regency period which my own practice joins the research and becomes in one studying objective.  With this experience I noticed the sociopolitical function that the teacher has and his function of building the student knowledge to enlarge the world view of this student. I noticed it’s always possible to work the didactic subject with the reality. Like this, the experiences allowed me the development of my first teachers knowledge just like the force of my identity teachers. 

Keywords

Internship, Self-reflection, Teachers identity.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Matheus Gomes da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana

Maria Cleonice Barbosa Braga, Universidade Estadual de Feira de Santana

Profª Drª do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana

Téléchargements

Publié-e

2017-01-25

Comment citer

Silva, M. G. da, & Braga, M. C. B. (2017). EU, PROFESSOR? Reflexões sobre o estágio supervisionado e o fortalecimento da identidade docente. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 6(12), 159–178. Consulté à l’adresse https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/345

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.