Memória e lugar nas representações espaciais
implicações no ensino de Geografia por meio das contribuições de Paul Ricœur
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1165Palavras-chave:
Memória, Lugar, Ensino, GeografiaResumo
Com o objetivo de compreender os registros espaciais de escolares, alunos do ensino fundamental de uma escola pública de Jaguariaíva, estado do Paraná, Brasil, propomos essa pesquisa. Partimos do pressuposto de que é necessário analisar as produções de alunos ao expressarem significados a respeito dos municípios em que vivem. Consideramos que o estudo de tais registros pode vir a contribuir para o estudo da expressão comunicativa e da produção de sentido espacial registrada por diferentes linguagens. A concepção de conhecimento que permeia esse trabalho atribui relevância aos fatores que consideram o conhecimento como formulado em uma linguagem pública e compartilhável às experiências coletivas e sociais. Uma série de atividades foi desenvolvida por alunos dos sextos e sétimos anos, orientados para produzirem textos, escritos e imagéticos, que representassem a localidade em que vivem em seus contextos geográficos, por diferentes escalas. Foi adotada a perspectiva da pesquisa qualitativa, com o emprego de um caderno de registro das atividades de campo, além da análise documental para interpretação do fenômeno, mediante a observação de sinais e indícios (Ginzburg, 1989). As produções dos alunos foram tratadas como gênero textual que materializaram interesses para interpretar o presente, expressar experiências sensoriais e registrar narrativas significativas da memória. Os trabalhos evidenciam, também, noções de geograficidade carregadas de planos para o devir que podem, por sua vez, reverberar tanto na dimensão individual de ações, quanto na de protagonismo comunitário e social.
Palavras-chave
Memória, Lugar, Ensino, Geografia.
Memoria y lugar en las representaciones espaciales: implicaciones en la enseñanza de la Geografía por medio de las contribuciones de Paul Ricœur
Resumen
Con el fin de comprender los registros espaciales de los escolares, alumnos de la escuela primaria de una escuela pública en Jaguariaíva, estado de Paraná, Brasil, proponemos esta investigación. Partimos del supuesto de que es necesario analizar las producciones de los estudiantes al expresar significados sobre los municipios en los que viven. Consideramos que el estudio de tales registros puede contribuir al estudio de la expresión comunicativa y la producción de significado espacial registrado por diferentes lenguas. La concepción del saber que impregna este trabajo atribuye relevancia a los factores que consideran el saber formulado en un lenguaje público y compartible a las experiencias colectivas y sociales. Se desarrolló una serie de actividades por parte de los alumnos de sexto y séptimo grado, a quienes se les instruyó producir textos, escritos e imágenes que representen la localidad en la que viven en sus contextos geográficos, a diferentes escalas. Se adoptó la perspectiva de la investigación cualitativa, con el uso de un cuaderno para registrar las actividades de campo, además del análisis de documentos para interpretar el fenómeno, a través de la observación de señales e indicaciones (Ginzburg, 1989). Las producciones de los estudiantes fueron tratadas como un género textual que materializa intereses por interpretar el presente, expresar experiencias sensoriales y registrar narrativas significativas desde la memoria. Las obras también muestran nociones de geografia cargadas de planes de futuro que pueden, a su vez, repercutir tanto en la dimensión individual de las acciones como en el protagonismo comunitario y social.
Palabras clave
Memoria, Lugar, Enseñando, Geografía.
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