O TRABALHO DE CAMPO NA PERSPECTIVA DE ENSINO DE GEOGRAFIA: uma revisão crítica a partir do cenário internacional
Palavras-chave:
Trabalho de Campo, Geografia EscolarResumo
A Geografia Escolar é uma área autônoma do conhecimento geográfico, e por isso necessita ser repensada constantemente. Nesse contexto, os professores de Geografia podem refletir sobre as práticas didático-pedagógicas com o intuito de promover a construção de conhecimentos a partir da leitura geográfica do espaço de vivência dos estudantes. Essa reflexão pode ocorrer, pois esses profissionais estão inseridos em um contexto dinâmico e são importantes atores no processo de aprendizagem. Além disso, a Geografia é tida por muitos estudantes como uma disciplina escolar que se baseia na aprendizagem pela memorização; embora o conhecimento geográfico seja construído de outras formas mais eficientes, como pela mediação didática realizada nos trabalhos de campo. O presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão crítica a respeito das origens, valores, tipos, desafios e métodos para a realização do trabalho de campo em uma perspectiva de estratégia de ensino de Geografia. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica, pautada em escolas geográficas internacionais, que evidencia a contribuição do trabalho de campo para as aulas de Geografia e que pôde ratificar após análise de diferentes autores, a importância da prática ensino para a garantia de uma aprendizagem significativa, embora existam desafios e obstáculos a serem superados.
PALAVRAS-CHAVE
Trabalho de Campo, Ensino de Geografia, Aprendizagem e Vivência, Geografia Escolar.
FIELD WORK IN GEOGRAPHY TEACHING PERSPECTIVE: a critical review from the international scene
ABSTRACT
School Geography is an autonomous area of geographic knowledge, and therefore needs to be constantly rethought. In this context, teachers of Geography can reflect on didactic- pedagogical practices in order to promote the construction of knowledge based on the geographical reading of the students' living space. This reflection can occur, because these professionals are inserted in a dynamic context and are important actors in the learning process. In addition, Geography is regarded by many students as a school discipline that is based on learning by rote; although geographic knowledge is constructed in other more efficient ways, such as through the didactic mediation carried out in the field works. The purpose of this article is to conduct a critical review of the origins, values, types, challenges and methods for performing the fieldwork in a geography teaching strategy perspective. For this, a bibliographical review was carried out, based on international geographic schools, which evidences the contribution of the fieldwork to the Geography classes and that was able to ratify after analysis of different authors, the importance of teaching practice to guarantee learning although there are challenges and obstacles to overcome.
KEYWORDS
Fieldwork, Geography Teaching, Learning and Living, School Geography.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).