EDUCAÇÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO CIDADÃ: possibilidades de análise a partir do livro didático de Geografia

Autores

  • Alana Rigo Deon Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijui
  • Helena Copetti Callai Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v8i15.406

Palavras-chave:

Cidadania, Livro Didático, Geografia, Ensino Médio.

Resumo

Discutir como o conceito de cidadania está presente no Livro Didático de Geografia é objetivo de pesquisa. Partimos do entendimento de que a educação escolar é uma possibilidade de inserção dos sujeitos no mundo da vida, a partir da construção de conhecimentos conceituais. Busca-se elucidar esse entendimento a luz da discussão é teórica e documental, pois faz referência às políticas públicas do Livro Didático de Geografia, com especial atenção ao PNLD e tem como base da análise o material produzido na avaliação do Livro Didático – Ensino Médio, e das resenhas apresentadas no Guia 2015. Metodologicamente para escolha e análise das coleções nos baseamos em Pontuschka, Paganelli, Cacete (2009). Assim, interpretamos como a perspectiva da cidadania está presente nos livros didáticos, considerando as metáforas dos ocultos, invisíveis e visíveis. A força dessa análise está centrada na argumentação de que o conhecimento proporcionado pela educação escolar aliada à disciplina de Geografia pode ser um meio para busca da igualdade social.

PALAVRAS-CHAVE

Cidadania. Ensino Médio. Geografia. Livro Didático.


SCHOLAR EDUCATION AND CITIZEN DEVELOPMENT: possible analysis on the geography ditactic book

ABSTRACT

To discuss how the concept of citizenship is present in the Geography Didactic Book is the main goal of this research. Therefore, we start from the premisse that scholar education is a possibility of insertion of individuals into the world of life, through the construction of conceptual knowledge. The search to enlighten this is theoretycal and documental on public policy, on the PNLD, and on the Guide 2015 reviews, all in reference to Geography ditactic book – High School - for analysis basis. The choice of the collections followed the methodology of Pontuschka, Paganelli, Cacete (2009). From these resources we understand the perspective of citizenship shown, considering the metaphors of the occult, the visible and the invisible. This analysis is focused on arguing that knowledge provided by scholar education and the Geography subject together might represent a path towards social equality.

KEYWORDS

Citizenship. Geography. High School. Didactic book.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

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Biografia do Autor

Alana Rigo Deon, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijui

Licenciada em Geografia. Mestra em Educação nas Ciências pela Unijui. Doutoranda pelo mesmo programa. Integrante do grupo de pesquisa de Ensino e Metodologias em Geografia e Ciências Sociais. 

Helena Copetti Callai, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Pós Doutora pela UAM. Professora do departamento de Humanidades da Unijui. BolsistaPQ/CNPq- Nivel 1 D.

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Publicado

30/07/2018

Como Citar

Deon, A. R., & Callai, H. C. (2018). EDUCAÇÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO CIDADÃ: possibilidades de análise a partir do livro didático de Geografia. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 8(15), 39–62. https://doi.org/10.46789/edugeo.v8i15.406

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