SPECIFIC DIDACTICS AND INTERCULTURAL DIDACTICS:
aids for understanding geographical areas in Geography teaching
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1342Keywords:
Critical Intercultural Didactics, Specific Didactics, Geography teachingAbstract
In the teaching of Geography, there are many debates around its peculiarities and the diversity of themes and contents in this area of knowledge. With this in mind, we are looking to intercultural critical Didactics for an analysis that allows us to understand the geographical space considering its multiple scales of analysis, from the local to the global. We also take into consideration the praxis as a reference for this reflection. The aim is to reflect on the potential of teaching Geography through Critical Intercultural Didactics in order to understand the multiscale nature of geographical space. We will use the qualitative methodology of analysis and methodological procedures of bibliographic survey on the themes. Our reference is the work and studies developed by Candau (2001, 2012, 2021), Pimenta (2018) and Cavalcanti (2020). We believe that it is possible to understand the dynamics of geographical space by considering its components and their interactions with the whole. We conclude that Critical Intercultural Didactics allows reflection on the different cultures present in the geographical space, as well as understanding the impacts of globalization and the interconnections between the various regions of the globe, thus realizing that geographical knowledge is made up of diverse perspectives and cultural experiences.
Downloads
References
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 6. ed. Joinville: Univille, 2006.
ARRUDA, Lilliane Braga; BARBOSA, Ivone Garcia. Didática de orientação dialética: a didática nas insurgências ao neoliberalismo e neotecnicismo / Didactics of dialectic orientation: didactics in insurgences to neoliberalism and neotechnicism. Professare, v. 10, n. 2, 2021. DOI: https://doi.org/10.33362/professare.v10i2.2967
BENATHAR, Roberto Levy. Lugar e posição de Anísio Spínola Teixeira na pedagogia brasileira. Ciência e Cultura, Rio de Janeiro, v. 33, n. 12, p. 1662-1665, dez. 1981. Disponível em: http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/perso.htm. Acesso em: 12 ago. 2023.
CANDAU, Vera Maria. Mesa 20 anos de Endipe. A Didática hoje: uma agenda de trabalho. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p. 149-160.
CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e direitos humanos. REDE, 2001.
CANDAU, Vera Maria. A Didática e a formação de educadores – Da exaltação à negação: a busca da relevância. In: CANDAU, Vera Maria. A Didática em questão. São Paulo: Editora Vozes Limitada, 2012.
CANDAU, Vera Maria. Educação intercultural e práticas pedagógicas. In: SILVA, Marco; ORLANDO, Cláudio; ZEN, Giovana (Orgs.). Didática: abordagens teóricas contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2019.
CANDAU, Vera Maria. Diferenças, educação intercultural e decolonialidade: temas insurgentes. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 13, p. 678-86, 2020. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54949
CANDAU, Vera Maria. Educação e Didática crítica intercultural. YouTube UFG Oficial. Live Série Didática e Questões Contemporâneas (PPGE/FE/UFG). Organização Marilza Suanno, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tP8LtzXID0c&list=PLTtVU0kdT_nI_i2vYJVBVMyB6je_XcOS&index=3&t=24s. Acesso em: 2 fev. 2023.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Didática e Didáticas específicas: integração entre o conhecimento pedagógico-didático e o conhecimento disciplinar. In: SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; SANDRAMARA, Matias Chaves; ROSA, Sandra Valéria Limonta. Educação como prática social, Didática e formação de professores: contribuições de José Carlos Libâneo. Goiânia: Ed Espaço Acadêmico, 2020. p. 268-291.
LIBÂNEO, José Carlos. As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação. In: LIBÂNEO, José Carlos; SANTOS, Akiko. Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. v. 1. Campinas: Alínea, 2005. p. 19-62.
LIBÂNEO, José Carlos; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; ALMEIDA, Renato Barros de. Didática no ensino remoto emergencial na visão de estudantes de licenciaturas do Centro-Oeste brasileiro. Roteiro, [S. l.], v. 47, p. e30221, 2022. DOI: 10.18593/r.v47.30221. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/30221. Acesso em: 14 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.30221
LIMA, Maria Socorro Lucena; PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência. São Paulo: Cortez Editora, 2010.
PIMENTA, Selma Garrido. As ondas críticas da Didática em movimento resistência ao tecnicismo/neotecnicismo neoliberal. In: SILVA, Marco; ORLANDO, Cláudio; ZEN, Giovana (Orgs.). Didática: abordagens teóricas contemporâneas. E-book XIX ENDIPE/2018, Volume 1. Salvador: EDUFBA, 2019. p. 19-64. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30770. Acesso em: 4 jan. 2023.
SANTOS, Milton. Espaço e Método. São Paulo: Nobel, 1992.
SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. Epistemologia da práxis: Rompendo com o mito “na teoria é uma coisa, na prática é outra”. In: BARBOSA, Ivone Garcia. Formação de professores e trabalho educativo em pesquisa: perspectivas teóricas e metodológicas. Goiânia: Editora da imprensa universitária, 2020.
SOUZA, Lorena Francisco de; MACHADO, Luiza Helena Barreira. O ensino das relações étnico-raciais a partir de conteúdos geográficos na Educação Básica. Revista Signos Geográficos, v. 3, p. 1–36, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/signos/article/view/71517. Acesso em: 11 abr. 2024 DOI: https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.15068
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Didática e trabalho docente sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. 2015. 493 p. Tese de Doutorado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, pela Universidade Católica de Brasília – UCB, Brasília-DF, 2015. 124-168 p.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Entre brechas e bifurcações a didática segue em movimento e em contraposição ao neoliberalismo/neotecnicismo. Cadernos de Pesquisa, 2022. Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19601/1130. Acesso em: 2 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n3.2022.46
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).