EU, PROFESSOR? Reflexões sobre o estágio supervisionado e o fortalecimento da identidade docente
Keywords:
estágio – autorreflexão – identidade docente.Abstract
O estágio se configura numa das etapas mais importantes do processo de formação inicial de professores. Este trabalho tem como proposta fazer uma autorreflexão a fim de compreender como os estágios supervisionados, principalmente o de regência, contribuíram para o fortalecimento da minha identidade como futuro professor de Geografia. A fim de alcançar o objetivo, teve como procedimento metodológico a autobiografia, pautada numa abordagem metodológica de cunho qualitativo. Por meio da reflexão, me propus a analisar o meu período de regência, onde a minha própria prática, o meu estágio, se funde com a pesquisa e se transforma num objeto de estudo. Nessa experiência, vislumbrei a função sociopolítica que o professor tem e o papel deste profissional de mediar a construção do conhecimento de um estudante para que sua visão de mundo se amplie. Percebi também que é sempre possível trabalhar o conteúdo articulado com a realidade. Destarte, as experiências vividas na regência permitiram que eu desenvolvesse os meus primeiros saberes docentes experienciais, bem como o avigoramento da minha identidade docente.
Palavras-chave
Estágio, Autorreflexão, Identidade docente.
ME, TEACHER? Reflections about the supervised internship and the fortification of teachers identity
Abstract
The internship is set up in one of the most important steps initial formation of teachers. This article has the purpose of doing a self-reflection to understand how the supervised internship, the main one is the regency, helped me how to strengthen my identity as a future Geography teacher. To reach the objective it had how methodological procedure the self-biography working as a qualitative methodology. Through this reflection, I had the purpose of analyzing my regency period which my own practice joins the research and becomes in one studying objective. With this experience I noticed the sociopolitical function that the teacher has and his function of building the student knowledge to enlarge the world view of this student. I noticed it’s always possible to work the didactic subject with the reality. Like this, the experiences allowed me the development of my first teachers knowledge just like the force of my identity teachers.
Keywords
Internship, Self-reflection, Teachers identity.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).