Uso de jogos e brincadeiras para aprendizagem ativa e estudo de conceitos geográficos
DOI :
https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1196Mots-clés :
Lúdico, Aprendizagem significativa, Orientação Cartográfica, Educação ProfissionalRésumé
Este artigo tem o propósito de apresentar e discutir uma experiência de ensino desenvolvida no primeiro semestre de 2019, em uma turma de ensino médio de uma escola pública da rede estadual de ensino do estado de Goiás. O seu principal objetivo é discutir possibilidades do uso do lúdico como recurso didático impulsionador para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Geografia. Para analisar como o uso de jogos na aprendizagem de Geografia no Ensino Médio pode interferir no estudo de conceitos geográficos, utilizou-se um estudo de caso de natureza qualitativa e de caráter descritivo. Como resultados, durante as atividades propostas, foi possível perceber que os estudantes demonstraram maior interesse e participação durante as aulas, contribuindo para uma (re)significação das aprendizagens, aumentando a interação com os colegas. Além disso, houve uma melhora na postura ativa dos estudantes no que se refere à busca de soluções para os desafios, destacando as potencialidades individuais e coletivas. Por fim, a proposta da utilização do lúdico para o ensino de Geografia foi adequada em termos de aprendizagens não apenas conceituais, procedimentais e atitudinais. O envolvimento dos estudantes demonstra a importância de utilizar recursos didáticos diferenciados nas aulas de Geografia.
Palavras-chave
Lúdico, Aprendizagem significativa, Orientação cartográfica, Educação profissional.
Ludic (or game) as proposal for practical activity for the Geography discipline in High School
Abstract
This article aims to present and face a teaching experience developed in the first half of 2019, in a high school class of a public school in the state education network in the state of Goiás. Its main objective is possibilities of use of the ludic didactic resource to improve the teaching and learning process in the geography discipline. To analyze how the use of games in Geography learning in High School can interfere in the study of geographic concepts, a qualitative and descriptive case study was used. As during classes, it is possible to perceive that the student results, proposals, and participation (re)signification were carried out, increasing interaction with students. In addition, there was an improvement in the students' active posture regarding the search for solutions to challenges, highlighting individual and collective potential. Finally, a proposal to use the ludic for the teaching of Geography was adequate in terms of learning conceptual, procedural, and attitudinal. The involvement of students demonstrates the importance of using differentiated teaching resources in Geography classes.
Keywords
Playful, Meaningful learning, Teaching of Geography, High school.
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