Narrativas (auto)biográficas e a identidade profissional docente em Geografia

as contribuições do diário narrativo

Authors

  • Debora Cristina Lopes Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0001-8723-3234
  • Regina Cely de Campos Hagemeyer Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1331

Keywords:

Identidade profissional docente, Pesquisa (auto)biográfica, Diário narrativo, Formação inicial em Geografia, Estágio de Geografia

Abstract

The present article presents an analysis of the professional Geography teaching, according to an investigation done with the formal students of the area, at a public university in Paraná. For the research, it has been done a biographic review about the graduation of the Geography professors’ identity, using the method of (auto)biographical narratives. The adopted method was articulated with the purpose of training research, mainly in writing process and interns’ narratives diaries about the experiences seen in the subject’s practice of teaching in the Geography course. The narratives, which were written about the teaching learning have made possible that the students looked for themselves and others, during the teaching preparation process, through the perception of the activities, experiences and acquisition needs for the professional teaching identity’s recognition in Geography area. It was realized that the freedom of expression in writing and voice research, (auto)biographical narratives made the students protagonists while building up a process of their own analysis, autonomy and self-training, as elements which constitute the professional teaching identity.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Debora Cristina Lopes, Universidade Federal do Paraná

Mestra em Educação - Linha: Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação (UFPR). Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Geografia (UFPR) e Pedagogia (UFPR).

Regina Cely de Campos Hagemeyer, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação (USP). Professora sênior colaboradora do PPGE/UFPR, na linha de pesquisa: Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação. 

References

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Pesquisa (auto)biográfica – tempo, memória e narrativas. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.). A aventura (auto)biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 201-224.

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Práticas de formação continuada de professores: o seminário de investigação-formação como lugar de aprendizagem e (re)invensão de si. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre. (org). Narrativas de formação e saberes biográficos. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008, p. 157 - 171.

APP. CEE recebe denúncias sobre EJA 2020 e a realidade nas escolas do Paraná é mostrada. Curitiba, 2020. Disponível em: https://appsindicato.org.br/cee-recebe-denuncias-sobre-eja-2020-e-a-realidade-nas-escolas-do-parana-e-mostrada/. Acesso em: 28 jul. 2023.

BELTRÃO, Rinaldo Cesar; SOUZA, Carla Maria Pinto; SILVA, Cláudia Patricia Silverio. Contrato Didático e Suas Influências na Sala de Aula. Educ. Matem. Pesq. 2010;12(2):335-353. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/viewFile/2812/3309. Acesso em: 28 jul. 2023.

CALLAI, Helena Copetti. O Conhecimento geográfico e a formação do professor de Geografia. Revista Geográfica de América Central, vol. 2, julio-diciembre, 2011, pp. 1-20. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4517/451744820036.pdf. Acesso em:28 jul. 2023.

GATTI, Bernardete Angelina. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP. São Paulo, n. 100, p. 33-46 dez./jan./ fev. 2013-2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/76164/79909. Acesso em: 28 jul. 2023.

GIROUX, Henry Armand. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem [Trad. Daniel Bueno]. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GOUVÊA, Leda Aparecida Vanelli Nabuco de. As condições de trabalho e o adoecimento de professores na agenda de uma entidade sindical. Saúde Debate, Rio de Janeiro, v.40, n.111, p.206-219, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/csTLDPyFBWXLBtCnSn6R8qp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 jul. 2023.

JOSSO, Marie-Christine. Da formação do sujeito. Ao sujeito da formação. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias. (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo: Paulus, 2010, p. 59-79.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo, Cortez, 2004.

KAERCHER, Nestor André. A Geografia escolar: gigante de pés de barro comendo pastel de vento num fast food?. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 28, p. 27–44, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/terralivre/article/view/220. Acesso em: 6 jun. 2022.

KAERCHER, Nestor André; BOHRER, Marcos. Docencio, logo, existo. Crenças que movem o professor formador de professores: que diferença podemos fazer em nossos alunos? Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 10, n. 19, p. 323-344, jan/jun., 2020. Disponível em: https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/743/428. Acesso em: 28 jul. 2023.

LIB NEO, José Carlos. Didática. 13 Ed. São Paulo: Cortez, 1994.

LIMA, Maria Socorro Lucena. Reflexões sobre o estágio/prática de ensino na formação de professores. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 8, n. 23, p. 195-205, jan./abr. 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189117303012.pdf. Acesso em: 28 jul. 2023.

MARCELO GARCIA, Carlos. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Revista brasileira de pesquisa sobre a formação docente. Belo Horizonte: Autêntica v. 02, n. 03, p. 11‐49, ago.⁄dez. 2010. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/17. Acesso em: 28 jul. 2023.

MENEZES, Victória Sabbado; COSTELLA, Roselane Zordan. O método (auto)biográfico na formação inicial de professores de geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v. 25, e12, p. 01-27, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5902/2236499444027. Acesso em: 28 jul. 2023.

OLIVEIRA, Suzana Ribeiro Lima; SANTOS, Luline Silva Carvalho. Dimensões da docência em Geografia: o Estágio Supervisionado, os sujeitos e o registro. In: VALLERIUS, Daniel Mallmann; MOTA, Hugo Gabriel; SANTOS, Leovan Alves dos. (org). O Estágio Supervisionado e o professor de Geografia: múltiplos olhares. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2019. v. 1. p. 103-129.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: os conteúdos do ensino ou a análise prática. In: SACRISTÁN, José Gimeno; PÉREZ GÓMEZ, Angel Ignacio. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: ARTMED, 1998.

SHULMAN, Lee S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, v. 4, n. 2, 2014. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293. Acesso em: 28 jul. 2023.

SOUZA, Elizeu Clementino de. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação. Revista Educação em Questão. Natal, RN: EDUFRN. V. 25, n. 11, jan./abr., p. 22-39, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8285/5958. Acesso em: 28 jul. 2023.

SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores. 2004. 344 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, 2004.

TARDIF. Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis:

Vozes, 2014.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Pensamento e linguagem. Tradução: Jéferson Luiz Camargo; revisão técnica: José Cipolla Neto. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

ZABALZA, Miguel Angel. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento pessoal. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Published

2023-12-08

How to Cite

Lopes, D. C., & Hagemeyer, R. C. de C. (2023). Narrativas (auto)biográficas e a identidade profissional docente em Geografia: as contribuições do diário narrativo. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 13(23), 05–27. https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1331

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.