LA INCORPORACIÓN DE PRÁCTICAS DE EXTENSIÓN DE EDUCACIÓN EXPERIENCIAL EN UNA CÁTEDRA DE DIDÁCTICA ESPECIAL DE GEOGRAFÍA: experiencias desde la Universidad Nacional del Litoral
Palabras clave:
Extensión – Educación Experiencial – Geografía – Didáctica Especial.Resumen
Se ha propiciado la inclusión curricular de actividades de extensión, en el marco de la asignatura Didáctica de la Geografía, con el objetivo de enriquecer la formación de los estudiantes de Profesorado y que al mismo tiempo puedan poner sus conocimientos al servicio de otros actores educativos. De este modo, la cátedra promueve prácticas de educación experiencial bajo la modalidad de aprendizaje-servicio, con las que trabajamos colaborativamente con docentes de escuelas primarias e interactuamos con sus alumnos. Con este artículo buscamos socializar las motivaciones, el marco teórico y la metodología que sustenta nuestra propuesta de incorporación curricular de la extensión. También queremos compartir las valoraciones de los estudiantes universitarios sobre los aprendizajes alcanzados. Se trata de proyectos que se desarrollaron en los años 2013 y 2014, desde la Universidad Nacional del Litoral, en Santa Fe, Argentina.
Palabras clave
Extensión, Educación Experiencial, Geografía, Didáctica Especial.
A INCORPORAÇÃO DE PRÁTICAS DE EXTENSÃO DE EDUCAÇÃO EXPERIENCIAL EM UMA DISCIPLINA DE DIDÁTICA ESPECIAL DE GEOGRAFIA:experiências a partir da Universidad Nacional del Litoral
Resumo
A inclusão curricular de atividades de extensão tem sido propiciada, no marco da disciplina Didática da Geografia, com o objetivo de enriquecer a formação dos estudantes de Licenciatura e que ao mesmo tempo possam pôr seus conhecimentos ao serviço de outros atores educativos. Assim, a disciplina promove práticas de educação experiencial em base a modalidade de aprendizagem-serviço, com as quais trabalhamos colaborativamente com docentes de escolas de ensino fundamental e interatuamos com os seus alunos. Com este artigo procuramos socializar as motivações, no marco teórico e a metodologia que sustenta nossa proposta de incorporação curricular da extensão. Também queremos compartilhar as valorações dos estudantes universitários sobre as aprendizagens alcançadas. Se trata de projetos que desenvolveram-se nos anos 2013 e 2014, a partir da Universidad Nacional del Litoral, em Santa Fe, Argentina.
Palavras-chave
Extensão, Educação Experiencial, Geografia, Didática Especial.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).