AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: um estudo de caso do Projeto Político-Pedagógico – PPP da Escola Itinerante Zumbi dos Palmares (Oeste paranaense 1996-2012)
Palavras-chave:
Políticas públicas, escola do campo, lideranças, movimentos sociais, comunidades locais.Resumo
Neste trabalho pretende-se pontuar argumentos que condicionaram o direcionamento das políticas públicas educacionais a partir do ano de 1996, após criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB Nº 9394/96. Para tanto, busca-se relacionar estas políticas públicas com a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Itinerante Zumbi dos Palmares, localizada no Acampamento 1º de Agosto, pertencente ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), no município de Cascavel, Extremo Oeste paranaense. A proposta pedagógica da instituição educacional esta enraizada, na teoria e na prática, no segmento da proposta de Educação do Campo. Nesse sentido, além da análise do principal documento da escola, cabe refletir acerca da realidade de vida a que o conjunto de sujeitos da escola se encontra submetido. A metodologia empregada para a realização da pesquisa consistiu-se por meio de análise bibliográfica, de trabalhos de campo com realização de registro fotográfico e de entrevistas com lideranças da escola e do movimento social em questão, entrevistas que se tornaram importantes para justificar a pesquisa. O recorte temporal abrange o período de 1996-2012.
Palavras-chave
Políticas públicas, Escola do campo, Lideranças, Movimentos sociais, Comunidades locais.
PUBLIC POLICY AND FIELD EDUCATION: a case study of Pedagogical Political Project at the Zumbi dos Palmares Itinerant School
Abstract
This work intends to analyze the targeting of educational policies from the year 1996, after it has been implemented the National Education Bases and Guidelines Law. Therefore it seeks to relate the public policies with the Pedagogic Political Project analysis of the Zumbi dos Palmares itinerant school. The rural school is located at a camp belonging to the Landless Rural Workers – social movement known in Brazil by the acronym “MST” – in the Cascavel city, West of Paraná State/Brazil. The pedagogical approach of the educational institution is rooted in theory and in practice, in the segment of Rural Education proposal. In this sense, in addition to the main document of the school analysis, it is worth reflecting on the life of reality to the school subject set is submitted. The methodology for the research consisted-through literature analysis, field studies in conducting photographic records and interviews with school leaders and social movement in question, which became important to justify the search. The study proposed covered the period 1996 to 2012.
Keywords
Public policies, Field school, Leaders, Social movements, Local communities.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).