As disciplinas escolares e os livros didáticos como expressões da cultura escolar:
algumas considerações de ordem teórica
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1132Keywords:
Cultura escolar, Currículo, Disciplinas escolares, Livros didáticosAbstract
Os livros didáticos estão intrinsecamente ligados à escola, pois são, eles próprios, expressões da cultura escolar. Neste artigo, apresentam-se algumas considerações acerca da constituição das disciplinas escolares, em uma perspectiva histórica, a partir do advento da escola dita moderna, tomando-se como exemplo a Geografia escolar. As disciplinas escolares são analisadas como criações originais e espontâneas da escola, detentoras de uma finalidade que vai além da mera transmissão de conteúdos acadêmicos. Elas são vistas no papel de produtoras de conhecimentos próprios e originais da cultura escolar, que intercambiam com os saberes produzidos pelas ciências de referência, mas que não se confundem com eles em seus objetivos. Os livros didáticos são tomados em seu papel de materializadores da cultura escolar. Os manuais registram o patrimônio cultural que identifica as histórias e elementos de determinadas comunidades. Eles têm servido para padronizar conteúdos e métodos de ensino, formalizar currículos, apontar normas de conduta desejadas e orientar os trabalhos dos docentes. Além dos aspectos ligados às práticas de ensino, eles se prestam, primordialmente, ao assentamento e à estabilidade das próprias disciplinas escolares.
Palavras-chave
Cultura escolar, Currículo, Disciplinas escolares, Livros didáticos.
School subjects and textbooks as expressions of school culture: some theoretical considerations
Abstract
School subjects and textbooks are intrinsically linked to school, as they are themselves school culture expressions. In this article, we presente some considerations about the school subjects constitution, in a historical perspective, from the advent of the so-called modern school, taking as na example school geography. School subjects are analyzed as original and spontaneous school creations, holding a purpose that goes beyond just transmission of academic content. They are seen in the role of producers of own and original knowledge of the school culture, which interchange with the knowledge produced by the reference sciences, but which are not confused with them in their objectives. Textbooks are taken in their role as materializers of school culture. They have been used to standardize content, formalize curricula, point out desired standards of conduct and guide the work of teachers. In addition to the aspects linked to teaching practices, they are primarily used for the settlement and stability of the school subjects themselves.
Keywords
School culture, Curriculum, School subjects, Didatic books.
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