Possibilidades de construção de conhecimento geográfico a partir do uso da Plataforma de mapeamento colaborativo Google My Maps

Autores/as

  • Luan do Carmo da Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília – Campus Riacho Fundo
  • Diego Tarley Ferreira Nascimento Universidade Federal de Goiás
  • Lorrane Vicente Fabrício Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1006

Palabras clave:

Ensino de Geografia, Mapeamento colaborativo, Google My Maps

Resumen

O texto visa identificar as potencialidades do uso da plataforma online de mapeamento colaborativo Google My Maps como uma estratégia de ensino-aprendizagem e construção de conhecimento em Geografia. Para a fundamentação dessa pesquisa foram percorridas três etapas, sendo elas: 1) revisão bibliográfica sobre o tema, 2) seleção de habilidades e conteúdos extraídos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e 3) desenvolvimento e sugestão das estratégias de ensino. Os esquemas elencados sugerem propostas de aprendizagem fundamentadas em métodos que auxiliem na sistematização do conhecimento geográfico de geografia de maneira mais tecnológica, dinâmica e contextualizada ao espaço local e ao cotidiano dos estudantes. A plataforma Google My Maps apresenta-se como uma fortuita estratégia e ferramenta didática que pode colaborar com o desenvolvimento de práticas escolares no contexto da formação inicial e continuada de professores.

Palavras-chave

Ensino de Geografia, Mapeamento colaborativo, Google My Maps

 

POSSIBILITIES FOR BUILDING GEOGRAPHIC KNOWLEDGE FROM THE USE OF THE GOOGLE MY MAPS COLLABORATIVE MAPPING PLATFORM

Abstract

The text aims to identify the potential of using the online collaborative mapping platform Google My Maps as a teaching-learning and knowledge building strategy in Geography. For the basis of this research, three stages were covered, namely: 1) bibliographic review on the subject, 2) selection of skills and contents extracted from the Common National Curriculum Base (BNCC) and 3) development and suggestion of teaching strategies. The schemes listed suggest learning proposals based on methods that help in the systematization of geographic knowledge of geography in a more technological, dynamic and contextualized way to the local space and the students' daily lives. The Google My Maps platform presents itself as a fortuitous strategy and didactic tool that can collaborate with the development of school practices in the context of initial and continuing teacher training.

Keywords

Geography teaching, Collaborative mapping, Google My Maps

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luan do Carmo da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília – Campus Riacho Fundo

Mestre em Geografia e Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília – Campus Riacho Fundo (IFB). Av. Cedro, AE 15, QS 16 – Riacho Fundo I, Brasília-DF, Brasil, CEP 71.826-006.

Diego Tarley Ferreira Nascimento, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Geografia e Professor Adjunto do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG). Av. Esperança, s/n – Campus Samambaia, Goiânia - GO, Brasil, CEP 74001-970

Lorrane Vicente Fabrício, Universidade Federal de Goiás

Licencianda em Geografia e bolsista do Programa de Bolsas em Licenciatura (PROLICEN), vinculada ao Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG). Av. Esperança, s/n – Campus Samambaia, Goiânia - GO, Brasil, CEP 74001-970

Citas

ADORNO, T. W. Educação após Auschwitz, In: COHN, G. (org). Adorno. Coleção “Grandes Cientistas Sociais. São Paulo. Ática, 1986. Disponível em: https://goo.gl/GhhyZP Acesso: 27. maio.2020.

ALMEIDA, R. D.; PASSINI, E. Y. Espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1989. 90 p.

BRASIL. Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Casa Civil, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso: 20.maio.2020.

BRASIL. Presidência da República. Lei de diretrizes e bases da educação nacional - Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Casa Civil, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso: 20.maio.2020.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: 2017.

CALLAI, H. C. A formação do profissional da Geografia – o professor. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013. 164 p.

CARLOS, A. F. A. A condição espacial. São Paulo: Contexto, 2011. 160 p.

CASTELLAR, S. M. V.; DE PAULA, I. R. O papel do pensamento espacial na construção do raciocínio geográfico. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, v. 10, n. 19, p. 294–322, 2020. Disponível em: https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/922 Acesso: 12.dez.2020

CAVALCANTI, L. de S. O ensino de Geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012. 208 p.

CAVALCANTI. L. de S. Os conteúdos geográficos no cotidiano da escola e a meta de formação de conceitos. In: ALBUQUERQUE, M. A. M, FERREIRA, J.A.S. (Orgs.) Formação, pesquisas e práticas docentes. João Pessoa: Mídia Gráfica e editora LTDA, 2013. p. 367-394.

CAVALCANTI, L. S. Pensar pela geografia: ensino e relevância social. 1. Ed. Goiânia: C&A alfa comunicação, 2019. 231 p.

JO, I.; BEDNARZ, S. W. Evaluating geography textbook questions from a spatial perspective: Using concepts of space, tools of representation, and cognitive processes to evaluate spatiality. Journal of Geography, v. 108, p. 4–13, 2009. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00221340902758401?scroll=top&needAccess=true Acesso: 30.maio.2020.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2009. 144 p.

LOPES, J. J. M. Mapa dos cheiros: cartografia com crianças pequenas. Geografares: Revista do Mestrado e do Departamento de Geografia, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Universidade Federal do Espirito Santo, v. 12, p. 211-227, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3193 Acesso: 24.jun.2020.

LUZ NETO, D. R.; LEITE, C. M. C. Elementos constituintes do raciocínio geográfico: uma discussão teórica para a educação básica. Signos Geográficos: boletim NEPEG de Ensino de Geografia, v. 3, p. 3-17, 2021. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/signos/article/download/63474/36365/308837 Acesso: 12.dez.2021.

MARTINELLI, M. Um atlas geográfico escolar para o ensino-aprendizagem da realidade natural e social. Portal da Cartografia. Londrina, v.1, n.1, maio/ago., p. 21 - 34, 2008. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/GEOGRAFIA/Artigos/artigo_atlas.pdf Acesso: 09.jan.2020.

MELLO, M. B.; LOPES, J. J. M.; LIMA, M. F. C. Por que rimos das crianças? Linhas Críticas (UnB), v. 27, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/35191 Acesso: 24.dez.2021.

MENEGHETTE, A. A. C. Geovisualização: exercícios práticos em sala de aula. Revista Brasileira de Cartografia, n. 66, v. 4, p. 831-841, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/download/44685/23699/185116 Acesso: 09.jan.2020.

MENEGUETTE, A. A. C. Por dentro do Google Earth (parte 1). Revista MundoGEO, Curitiba, v. 70, p. 42-43, 2012. Disponível em: https://mundogeo.com/2012/12/15/passo-a-passo-2/ Acesso: 30.maio.2020.

MENEGUETTE, A. A. C. Por dentro do Google Earth (parte 2). Revista MundoGEO, Curitiba, v. 71, p. 34-35, 2013. Disponível em: https://mundogeo.com/2013/02/15/passo-a-passo/ Acesso: 30.maio.2020.

NASCIMENTO, D. T. F. Propostas de mapeamentos colaborativos como estratégias para o ensino de Geografia. In: Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 22, p. 49-61, set./dez. 2019. Disponível em: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/download/812/780/ Acesso: 31.jan.2020

NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Learning to think spatially: GIS as a support system in the K-12 curriculum. Washington: National Research Council Press, 2006. 4 f. disponível em: https://filetransfer.itc.nl/pub/pgis/PGIS%20Articles/Mapping%20with%20children/learning_to_think_spatially_final.pdf Acesso: 08.jun.2020.

OLIVEIRA, I. J. de. A linguagem dos mapas: utilizando a cartografia para comunicar. Tempo-ris(ação) (UEG), Cidade de Goiás (GO), v. 1, n.8, p. 37-62, 2005. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/215/o/OLIVEIRA__Ivanilton_Jose_linguagem_dos_mapas.pdf Acesso: 05.maio.2020.

OLIVEIRA, I. J.; NASCIMENTO, D. T. F. As geotecnologias e o ensino de cartografia nas escolas: potencialidades e restrições. In: Revista brasileira de educação em geografia. v. 7, n. 13, 2017. Disponível em: http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/491 Acesso: 15.maio.2020

OLIVEIRA, L. de. Estudo metodológico e cognitivo do mapa. São Paulo: USP, 1978.

PEREIRA, A. M. de O. A mobilização dos saberes no ato de ensinar e aprender Geografia permeado pelas tecnologias digitais. Signos Geográficos, Goiânia, v. 3, p. 2-18, 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/signos/article/view/65245 Acesso: 12.jun.2021.

PORTO, T. M. E. As tecnologias de comunicação e informação na escola: relações possíveis... relações construídas. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, p. 43 – 57, jan./abr. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/xpZTSpqSHTKqcz46SbrTGPB/?format=pdf&lang=pt Acesso: 09.mar.2020.

RICHTER, D. O mapa mental no ensino de geografia: concepções e propostas para o trabalho docente. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/109202 Acesso: 13.ago.2020.

SANTOS, M. A natureza do espaço – técnica e tempo, razão e emoção. Coleção Milton Santos, 1. São Paulo: Edusp, 2004.

SIMIELLI, M. E. R. O mapa como meio de comunicação: implicações no ensino de geografia do 1º grau. Tese (Doutorado), São Paulo, FFLCH - USP, 1986. 205p.

SILVA, L. do C. da. O debate sobre escala geográfica à escolarização básica. Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais, v. 8, p. 48-70, 2019. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/sapiencia/article/view/9900 Acesso: 15.fev.2021.

STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2004. 188 p.

VALENTE, J. A. Integração currículo e tecnologia digitais de informação e comunicação: a passagem do currículo da era do lápis e papel para o currículo da era digital. In: CAVALHEIRI, A.; ENGERROFF, S. N.; SILVA, J. C. (Orgs.). As novas tecnologias e os desafios para uma educação humanizadora. Santa Maria: Biblos, 2013.

Publicado

2022-06-07

Cómo citar

Silva, L. do C. da, Nascimento, D. T. F., & Fabrício, L. V. (2022). Possibilidades de construção de conhecimento geográfico a partir do uso da Plataforma de mapeamento colaborativo Google My Maps. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 12(22), 05–31. https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1006

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.