v. 11 n. 21 (2021): Revista Brasileira de Educação em Geografia

Editorial

Artigos

  • DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO AO CONHECIMENTO ESCOLAR: abordagem da atmosfera no processo de ensino e aprendizagem

    Isaías Mutombo Mafavisse, Vivalda Victorino Suda
    05-24
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.946
  • ¿QUÉ ES LA GEOGRAFÍA? Un enfoque desde las concepciones de los estudiantes universitarios

    Alejandro Cascante Campos
    05-19
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1082
  • ENSINO DE GEOGRAFIA: percepção dos educando sobre a categoria de análise paisagem

    Fernanda Pereira Martins, Raquel Balli Cury
    05-22
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1160
  • A NATUREZA DO ESPAÇO ESCOLAR: contribuições da Geografia de Milton Santos para compreensão da escola como um objeto espacial

    Marcus Rodrigues, Dayana Aparecida Marques de Oliveira Cruz
    05-18
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.899
  • CONCEPÇÕES E ABORDAGENS DO ENSINO DA GEOGRAFIA: a importância do saber cartográfico nos anos iniciais da Educação Básica

    Lucélia dos Reis Santos Soares, Kelson Lucien Rodrigues Lobato
    05-27
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.462
  • GEOGRAFIA ESCOLAR, EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, AUTONOMIA DOCENTE E QUESTÃO CONCEITUAL: tecendo ligações

    Edimar Eder Batista
    05-27
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1035
  • O ENSINO DE GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO CIDADÃ E A LUTA PELO DIREITO À CIDADE

    Laressa Bentes da Silva, Lais Rodrigues Campos
    05-23
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.997
  • AS CONTRIBUIÇÕES DA GEOGRAFIA PARA O ENSINO DE CIDADE E A FORMAÇÃO CIDADÃ

    Alice Silva Costa Alelaf, Mugiany Oliveira Brito Portela
    05-25
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.971
  • PESQUISA EM REDE SOBRE A PROFICIÊNCIA DO PENSAMENTO ESPACIAL NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA: primeiras aproximações

    Ronaldo Goulart Duarte, Carolina Machado Rocha Busch Pereira, Denis Richter, Liz Cristiane Dias, Valéria de Oliveira Ascenção Roque
    05-36
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1117
  • SOBRE A ESPACIALIDADE E OS PROPÓSITOS DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA

    Rafael Arosa de Mattos
    05-20
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1089
  • ASSÉDIO E O ABUSO NO ENSINO SUPERIOR: das agressões à omissão institucional

    Vanessa de Oliveira Haile, Adelaine Ellis Carbonar dos Santos
    05-24
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1083
  • LA EDUCACIÓN POPULAR EN CHILE: el pueblo mapuche y el proceso de construcción de una Pedagogía que nos libere

    Osvaldo Miguel Sepúlveda Silva, Silvia Aparecida de Sousa Fernandes
    05-30
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.896
  • ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE E DA INCLUSÃO EDUCACIONAL

    Solange Lucas Ribeiro, Juliana Oliveira dos Santos
    05-23
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.978
  • DE ONDE EU VINHA: nomeados e nomeadas para a docência nas redes municipais no Rio Grande do Sul - espacialidade dos/das professores/as de Geografia

    Joaquim Rauber, Marcos Bohrer, Ludmila Losada da Fonseca
    05-26
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1046
  • LOCAIS PREFERIDOS: a visibilidade das crianças na cidade

    Ariadne de Sousa Evangelista, Fátima Aparecida Dias Gomes Marin
    05-21
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1088
  • O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA: uma proposta de roteiro de campo no sítio urbano de Ilhéus, Bahia/Brasil

    Patrícia Ferreira Silva, Ednice de Oliveira Fontes Baitz
    05-27
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.932
  • AS PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA E A CATEGORIA ESPACIAL DE PAISAGEM: apontamentos a partir de um Estado da Arte

    Ricardo Lopes Fonseca
    05-30
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.989
  • CONCEPÇÕES SOBRE O CONCEITO DE PAISAGEM E SUA INSERÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: elementos para uma investigação

    Willian Franco Felicio
    05-27
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.992
  • MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

    Luana de Almeida Rangel
    05-26
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1112
  • O TRABALHO DE CAMPO COMO PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: contribuições metodológicas à práxis geográfica

    Éverton de Moraes Kozenieski, Paula Vanessa de Faria Lindo, Reginaldo José de Souza
    05-22
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1119
  • SOBRE OS ARRANJOS VISUAIS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA

    Daniela Gomes de Almeida, Iara Vieira Guimarães
    05-24
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.773
  • CARACTERÍSTICAS E TENDÊNCIAS DAS PUBLICAÇÕES NOS ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA

    David Luiz Rodrigues de Almeida, Eliane Souza da Silva , Antonio Carlos Pinheiro
    05-27
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.984
  • NOS TRILHOS DA DEMOCRACIA: o ensino de Geografia na formação cidadã

    Diogo Jordão
    05-23
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1001
  • GEOGRAFIA E LIBRAS: os desafios do processo de ensino e aprendizagem em Fortaleza/Ceará

    Francisco Elias da Silva Filho, Tereza Sandra Loiola Vasconcelos
    05-24
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1116
  • O ENSINO DA HISTÓRIA E DA GEOGRAFIA: pressupostos psicológicos e pedagógicos dos círculos concêntricos

    Martin Kuhn, Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso, Helena Copetti Callai
    05-26
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1129
  • ATLAS ELETRÔNICO MUNICIPAL COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA A CARTOGRAFIA ESCOLAR

    Angélica Cirolini, Roberto Cassol, Alexandre Felipe Bruch
    05-22
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.825
  • ENSINO DE GEOGRAFIA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: perspectivas de ensino-aprendizagem de enfoque integrador a partir do caso da TKCSA

    Pedro de Araujo Quental
    05-31
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.877

Práticas Educativas

  • EDUCAÇÃO DECOLONIAL: a paisagem e a História negra nas narrativas do centro do Rio de Janeiro

    Letícia dos Santos Ferreira, Mariana Vieira de Brito
    05-32
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1152
  • A NOÇÃO DE AMAZÔNIA E A CATEGORIA DE REGIÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: das representações sociais dos alunos à construção de sua identidade

    Stefani França Barbosa, Genylton Odilon Rêgo da Rocha, Jhonata Rodrigo de Oliveira Lira
    05-27
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.994
  • JOGOS DIDÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO uma possibilidade para o desenvolvimento de competências e habilidades

    Ana Karina Nogueira de Andrade, Maria Rita Ivo de Melo Machado
    05-18
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.891

Tradução

  • O ensino de Geografia

    Élisée Reclus
    05-11
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1013