A GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: a leitura integrada da paisagem para a construção de conceitos dos conteúdos relevo-solo-rocha
Palavras-chave:
Geografia, Anos Iniciais, Paisagem, Conceitos.Resumo
A leitura de mundo antecede a leitura da palavra, é neste contexto que a Geografia dos Anos Iniciais caracteriza-se como disciplina escolar, possibilitando a alfabetização geográfica por meio da leitura de mundo. Sendo assim, o artigo em apreço visa analisar a importância da Geografia nos Anos Iniciais, tendo como categoria mediadora a paisagem para o entendimento dos elementos físicos relevo-solo-rocha de forma integrada. A disciplina de Geografia nos Anos Iniciais desempenha um papel importante na formação e organização do pensamento/ aprendizagem, pois possibilita o confronto entre os conceitos cotidianos e científicos, permitindo que os escolares se vejam e participem do mundo. Para isso, escolhemos a categoria paisagem para a leitura integrada dos elementos físicos relevo-solo-rocha, para a formulação dos sistemas conceituais destes conteúdos. Para tanto, utilizamos de referência que dialogam para o entendimento deste processo, Vygotsky (2014), Cavalcanti (2014), Lopes (2009), Morais (2010), Suertegaray (2000), entre outros, no qual comungam ao discutir o ensino de Geografia pautado na leitura de mundo por meio das relações inerentes ao espaço.
PALAVRAS-CHAVE
Geografia, Anos Iniciais, Paisagem, Conceitos.
GEOGRAPHY IN THE EARLY YEARS: integrated reading landscape concepts for the construction of the contents relief-solo-rock
ABSTRACT
The world of reading precedes reading the word, it is in this context that the Early Years Geography is characterized as school discipline, enabling geographic literacy through the world of reading. Thus, the article in question aims to analyze the importance of Geography in the Early Years, with the category mediating the landscape to understand the physical elements relief-soil-rock in an integrated manner. The discipline of Geography in the Early Years plays an important role in the formation and organization of thought / learning because it enables the confrontation between everyday and scientific concepts, allowing students to view and participate in the world. To do this, choose the category landscape for integrated reading of the physical elements relief-soil-rock, to the formulation of conceptual systems such content. Therefore, we use reference that dialogue for understanding this process, Vygotsky (2014), Cavalcanti (2014), Lopes (2009), Mitchell (2010), Suertegaray (2000), among others, in which they share when discussing teaching guided geography in the world of reading through the relationships inherent in space.
KEYWORDS
Geography, Early Years, Landscape Concepts.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).