v. 10 n. 20 (2020): Revista Brasileira de Educação em Geografia

Editorial

  • Editorial

    01-05
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.993

Artigos

  • A CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO GEOGRÁFICO DE PROFESSOR: interpretações de docentes que formam professores no contexto latino-americano

    Carina Copatti
    06-27
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.760
  • PENSAMENTO ESPACIAL E PENSAMENTO GEOGRÁFICO: da formação de conceitos à prática social geográfica

    Matheus Feliciano dos Reis
    28-48
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.823
  • O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO E A DIDÁTICA ESPECÍFICA DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA

    José Ricardo de Oliveira, Claudivan Sanches Lopes
    49-71
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.797
  • CONTROVÉRSIAS SOBRE O CURRÍCULO DA GEOGRAFIA ESCOLAR: as comunidades científicas paulista e carioca em debate (1931-1935)

    Thiago Manhães Cabral, Rafael Straforini
    72-101
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.942
  • O PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE: percepções de professores do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás/Itapuranga

    Lorena Francisco de Souza, Larissa Brenda Lemes Silva
    102-123
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.786
  • PROBLEMAS PRÁTICOS PROFISSIONAIS: aportes teórico-metodológicos do ensino de Geografia na formação continuada de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

    Ismael Donizete Cardoso de Moraes
    124-147
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.772
  • ESTUDO DAS NECESSIDADES FORMATIVAS EM GEOGRAFIA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Robson de Oliveira lemes, Claudivan Sanches Lopes
    148-173
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.897
  • AUSÊNCIAS E PRESENÇAS DA POPULAÇÃO NEGRA NO MATERIAL DIDÁTICO DE GEOGRAFIA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA SEEDUC/RJ: negligências, estigmas e estereótipos

    Tiago Dionisio da Silva
    174-201
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.768
  • COMO OS ESTUDANTES INTERPRETAM A GEOGRAFIA ENSINADA: o caso da Escola Lina Seffer (Pará)

    Leildo Dias Silva, Erinaldo Vicente Cavalcanti
    202-222
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.900
  • PRÁTICA ESPACIAL COTIDIANA NO PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA

    Patrícia Christan, Vanilton Camilo de Souza
    223-240
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.767
  • PARA COMPOR ESTRATÉGIAS CARTOGRÁFICAS PÓS-REPRESENTACIONAIS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA

    Daniele Prates Macedo, Rosangela Lurdes Spironello
    241-257
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.796
  • PENSAR E SENTIR PARA (RE)EXISTIR: Geografias emocionais e fotobiografias de estudantes de Geografia

    Marcia Alves Soares da Silva
    258-283
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.775
  • A POTENCIALIDADE DA LINGUAGEM MUSICAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: fluxos migratórios no Brasil na canção ‘Fotografia 3x4’ de Belchior

    Lucas Pinheiro de Paula, Ane Elyse Fernandes Silva, Carla Cristiane Nunes Nascimento
    284-301
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.869
  • O ENSINO DA GEOGRAFIA POR ENTRE LETRAS E CANÇÕES

    Cátia Oliveira Macedo, Ana Cristina Freire de Oliveira, Sharlene Mougo Silva
    302-317
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.724
  • GEOGRAFIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA: análises e experiências a partir da produção de materiais didáticos

    Ana Paula Camilo Pereira, Rafael Oliveira Fonseca
    318-336
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.806
  • POR UMA GEOGRAFIA VIVENCIADA: importância das práticas de campo na formação de professores de Geografia

    Israel Rodrigues Bezerra, Francisco Amaro Gomes de Alencar, Daniel Gadelha de Oliveira
    337-356
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.824
  • AULA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: uma visão pela literatura científica brasileira

    Aline Mattos de Souza Marques, Marina de Souza Mota, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza
    357-372
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.887
  • PROBLEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL URBANA E POSSIBILIDADES DE ABORDAGEM EM SALA DE AULA

    João Paulo Gomes de Vasconcelos Aragão
    373-398
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.924
  • POSSIBILIDADES DIDÁTICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ESTUDANTES SURDOS

    Bruno Luiz Cruz Lisbôa, Gabrielle Leite Pacheco Lisbôa, Gilcileide Rodrigues da Silva
    399-410
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.927
  • O LUGAR COMO POTENCIALIDADE NO ENSINO DE HIDROSFERA

    Rafaela Mattos Costa, Carina Petsch, Kátia Kellem da Rosa
    411-434
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.810
  • O ESTUDO DAS ÁGUAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM FACE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO BRASIL

    Anny Catarina Nobre de Souza, Andreza Tacyana Felix Carvalho
    435-454
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.934
  • LUDICIDADE NO ENSINO MÉDIO: aula de Geografia através dos desenhos animados

    Joélica Pereira de Lima
    455-474
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.943
  • INTERAÇÕES ENTRE TEATRO E GEOGRAFIA NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA

    Ivaneide Silva dos Santos, Laiane Oliveira dos Santos
    475-497
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.762
  • APRENDIZAGEM DE PRINCÍPIOS GEOÉTICOS UNIVERSAIS, COMPETÊNCIA COMUNICATIVA E ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO MORAL

    Rosalvo Nobre Carneiro
    498-519
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.792
  • ARGUMENTAR CIENTIFICAMENTE: perspectivas e investigações para a Geografia escolar

    Eden Correia Carli, Jerusa Vilhena de Moraes
    520-540
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.822
  • A DISPUTA DE UMA GEOGRAFIA POLÍTICA NO LIVRO DIDÁTICO: Geografias maiores e Geografias menores

    Ludmila Losada da Fonseca, Ivaine Maria Tonini
    541-561
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.876
  • A CRIANÇA QUE ESCUTA NA PROFESSORA QUE GINGA: a mobilização de saberes de uma educadora negra da periferia de Porto Alegre no seu “tornar-se professora”

    Ronaldo Botelho
    562-579
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.770

Práticas Educativas

  • METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: uma experiência educacional no Ensino Médio

    Roberta da Silva Costa, Emmanuela Ferreira de Lima, Cinthia Maria Felicio
    580-590
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.995
  • TRAÇADOS DO COTIDIANO DE PEQUENOS SERTANEJOS NA AULA DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA CAMPONESA NA BAHIA

    Guilherme Matos de Oliveira
    591-602
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.771
  • ASPECTOS METODOLÓGICOS DE PRÁTICA EDUCATIVA COM CARTOGRAFIA TÁTIL

    Ana Claudia Biz, Mafalda Nesi Francischett
    603-612
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.758
  • O AÇAÍ COMO ELEMENTO DE ESTUDO DO LUGAR: uma experiência educativa no Igarapé da Fortaleza (Amapá)

    Andreza dos Santos Gonçalves, Pablo Sebastian Moreira Fernandez
    613-622
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.996
  • CLASSES DE SOLOS E O LÚDICO: jogo de cartas como prática pedagógica para aprendizagem

    Ilziane Carmem Martins, Regiane Vieira Campos, Danielle Piuzana Mucida
    623-634
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.870
  • CONCURSO DE DESENHOS: estratégia de fortalecimento da Cartografia escolar no ensino de Geografia

    André Luiz Conceição
    635-644
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.901

Tradução

  • O ENSINO DE GEOGRAFIA: globos, discos globulares e relevos

    Élisée Reclus
    645-652
    DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.779